page view

Ruína com negócios em África

António deve 1 milhão após aposta gorada na construção.

27 de fevereiro de 2016 às 20:03

António Salvador, dono da Britalar e presidente do Sporting de Braga, tem uma dívida reconhecida de cerca de um milhão de euros, após ter dado aval para comprar metade da empresa Using Better, que criou em parceria com Domingos Correia para apostar na construção em Moçambique. A garantia é deste último, dono da construtora Europa Ar-Lindo, que pediu esta quinta-feira a insolvência pessoal do empresário, no Tribunal de Famalicão.

A defesa de Salvador referiu que nesta ação cível está em causa apenas uma letra de 55 mil euros, relacionada com a aquisição da cerâmica Ulmense - que os dois empresários iam adquirir para os negócios em África. O valor - que, com juros, atingiu 65 699 euros - foi pago a 26 de janeiro deste ano, já depois do pedido de insolvência.

Mas o representante da Europa Ar-Lindo falou de uma outra dívida, de 76 mil euros, que resulta de um encontro de contas entre várias empresas dos universos dos dois empresários - entre os quais nasceu um clima de crispação em 2012. Só dois anos depois, foi elaborado um acordo de revogação, através do qual a ASR Group, holding de António Salvador, pagou 364 mil euros a Domingos Correia, numa transferência para a conta deste empresário.

Em tribunal, foi recordada por várias vezes a dívida da Britalar, que ascende a 44,95 milhões de euros. A empresa de António Salvador apresentou aos credores, no dia 10, o segundo Plano Especial de Recuperação - que exclui perdão de dívida e financiamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8