page view

GNR só soube da fuga de recluso pela CMTV

Responsável do Comando-Geral da Guarda, em Lisboa, ligou para a cadeia dizendo ter visto notícia da fuga de preso de hospital.

29 de setembro de 2017 às 01:30

Ao princípio da madrugada de ontem, o telefone tocou na portaria da cadeia de Custoias, em Matosinhos. Um responsável do Comando-Geral da GNR, em Lisboa, dizia ter visto na CMTV que um recluso daquela cadeia tinha fugido do Hospital Pedro Hispano, onde estava internado após beber lixívia. O guarda que o atendeu pediu-lhe que enviasse um email que, ao que o CM apurou, desencadeou o alerta na GNR.

A carregar o vídeo ...

GNR só soube da fuga de recluso pela CMTV

Contactados pelo CM, os Serviços Prisionais não desmentem este cenário. Ao invés, referem que "só foi emitido um fax da cadeia de Custoias para o oficial de serviço da PSP, Comando-Geral da GNR, posto do SEF de Caia, piquete da PJ do Porto e gabinete Sirene pelas 08h12 de hoje [ontem]", sete horas após o telefonema ter sido recebido em Custoias.

Mais: fonte dos Serviços Prisionais disse ao CM que a evasão de Joaquim Guimarães, o recluso de 35 anos a cumprir dois anos e meio de prisão por tráfico de droga em Custoias, só foi comunicada ao Ministério Público e ao Tribunal de Execução de Penas do Porto, com divulgação da foto do detido, "pelas 17h17 de quarta-feira".

Sabe o CM que o guarda prisional que vigiava Joaquim Guimarães no hospital dera o alerta da fuga pelas 14h30. À hora de fecho desta edição, Joaquim Guimarães mantinha-se a monte, já procurado pelas polícias.

Os Serviços Prisionais abriram um inquérito interno "para apurar as circunstâncias da evasão, e a oportunidade das comunicações feitas à luz das novas orientações", emanadas após a fuga de três reclusos de Caxias, em fevereiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8