page view

População de Pedrógão Grande grata pela presença de Marcelo no Natal

Bispo de Coimbra passa mensagem de esperança.

26 de dezembro de 2017 às 08:39

Foi um dia especial junto daqueles que mais sofreram com os incêndios de junho. Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou o dia de Natal para visitar os três concelhos mais fustigados e dar uma palavra de esperança. O dia começou com uma missa, em Pedrógão Grande. Na homilia, o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, lembrou que "o vazio interior é muito mais difícil de preencher e que por isso exige uma fortíssima presença humana".

A carregar o vídeo ...

População de Pedrógão Grande grata pela presença de Marcelo no Natal

Já o autarca local destacou a presença do Presidente como "uma força" e um sinal de que "está atento". Contudo, Valdemar Alves lembrou que "a obra ainda não está terminada e vai levar alguns anos". Depois de um almoço com os familiares das vítimas, o Presidente da República inaugurou a nova sede da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão, na antiga escola primária da Figueira. "Esta instituição vai fazer história no País porque não fica presa à memória e vira-se para o futuro", comentou. Ainda neste local, Marcelo Rebelo de Sousa deitou mãos à obra e plantou um sobreiro que, acredita, "vai crescer rapidamente". O momento foi também aproveitado para enfatizar a importância da Igreja: "a presença das dioceses e das paróquias é fundamental e foi fundamental neste período que aqui foi vivido".

A paragem seguinte foi em Figueiró dos Vinhos. Aí o Presidente assistiu a um concerto solidário com a Orquestra Clássica do Centro. Já em Castanheira de Pera, ao final da tarde, visitou a Aldeia Natal, que é um circuito natalício que percorre toda a vila e que contempla atrações como a pista de gelo, a casa do Pai Natal e o comboio que cruza a povoação. A noite acabou com um jantar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera.

"É preciso dar o salto"

Marcelo Rebelo de Sousa disse ontem que "é preciso dar o salto" e atrair mais turismo e atividade económica, já a partir do próximo ano, para as regiões fustigadas pelos incêndios.

Presença constante

A presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, Nádia Piazza, realçou a presença constante de Marcelo na região, não física, mas de alma e coração.

Mortes e feridos

O incêndio de Pedrógão Grande matou 65 e feriu centenas de pessoas. Um bombeiro da corporação de Castanheira de Pera está entre as vítimas mortais e, ontem, o soldado da paz foi recordado com emoção durante o jantar que aconteceu naquela corporação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8