page view

PJ aponta Janela como autor do mail polémico

Características técnicas terão permitido identificar Carlos Janela como criador do documento.

06 de janeiro de 2018 às 01:30

O CM sabe que a Polícia Judiciária acredita que o autor do mail sobre o orçamento do blog ‘Verdade Desportiva’, no qual são mencionadas as inicias de vários jornalistas, assim como as remunerações que iriam receber e os órgãos de comunicação social em que trabalham, é Carlos Janela.

A carregar o vídeo ...

PJ aponta Janela como autor do mail polémico

Segundo apurou ainda o CM, a PJ tem essa convicção com base nas características técnicas do mail, que terão permitido identificar Janela como o autor.

"Continuo a afirmar que tal documento não é de minha autoria. Respeitando essa instituição [PJ], afirmo que está completamente enganada", disse ontem Carlos Janela ao CM.

O CM contactou também fonte oficial do Benfica, que afirmou: "Sobre mails não temos mais nenhum comentário a fazer. Quem os roubou também os planta."

Recorde-se que a mensagem eletrónica em causa, que terá sido enviada por Carlos Janela a Luís Filipe Vieira, está integrada na investigação da PJ ao chamado caso dos mails do Benfica.

Segundo um especialista em direito penal consultado pelo CM, e de acordo com o artigo 9º na Lei 20 de 2008, se for provado que o gestor é mesmo o autor deste mail e da criação do blog, incorre num crime de corrupção ativa, que pode ser punido com pena de prisão até três anos ou pena de multa. "O crime consuma-se mediante a simples promessa ou pedido", garantiu o mesmo perito. Ou seja, não é necessário que os jornalistas aceitem essa colaboração com o blog para que Carlos Janela possa vir a ser condenado.

Já em relação aos jornalistas, e caso tenham recusado, não existe nenhum crime. Contudo, se for provado que acederam ao pedido/convite, incorrem num crime de corrupção passiva, com uma pena de cadeia até cinco anos (oito no caso dos profissionais do grupo RTP, já que é considerado crime de corrupção na Função Pública e, aqui, a pena de Janela seria até 5 anos). Contudo, para haver corrupção é necessário provar que o pagamento se destinava à pratica de atos contrários aos seus deveres laborais.

Janela prepara queixas

O CM sabe que Carlos Janela vai avançar com uma queixa por falsificação de documentos contra incertos. Em estudo está ainda a apresentação de uma queixa por difamação.

Lei aprovada em 2008

A lei pela qual Carlos Janela pode ser condenado foi publicada em abril de 2008 e instaura os crimes de corrupção passiva e ativa (nos artigos 8º e 9º). Prevê penas de prisão até cinco e três anos, respetivamente.

Buscas na Luz

A 19 de outubro, dezenas de agentes da PJ realizaram buscas no Estádio da Luz e nas casas do comentador Pedro Guerra, um dos principais protagonistas dos mails, e do presidente do clube, Luís Filipe Vieira.

Blog durou pouco tempo

O blog ‘Verdade Desportiva’ chegou a ter alguns posts, mas a sua atividade foi relativamente curta. Curiosamente, o último post que o CM encontrou é de 5 de abril, o dia em que o FC Porto divulgou que Janela era o autor da cartilha do Benfica.

Expulsões criticadas pelo FC Porto

As três expulsões nos últimos três encontros motivaram novas críticas do FC Porto às arbitragens. Os dragões - que têm sido um dos principais impulsionadores do caso dos mails do Benfica - relacionam a situação com declarações de Pinto da Costa.

"Pode ser apenas uma tremenda coincidência, mas desde que Jorge Nuno Pinto da Costa reconheceu que o FC Porto até poderia dispensar qualquer contratação no mercado de inverno se tivesse a certeza de que não haveria lesões ou castigos, três jogadores foram expulsos ao ritmo louco de um por jogo e em menos de duas semanas. Que estranho, não é?", pergunta o clube, na newsletter ‘Dragões Diário’, sendo que, na verdade, um dos vermelhos (a Danilo, frente ao Rio Ave, na vitória por 3-0 na Taça da Liga, a 21 de dezembro) teve lugar antes das declarações do líder portista (no dia 29).

Dados apanhados na ‘nuvem’ da PT

Segundo apurou o CM, os investigadores da PJ suspeitam que os mails a que o FC Porto teve acesso e que, entretanto, foram divulgados na internet, possam ter sido retirados da ‘nuvem’ da Portugal Telecom e não do próprio Benfica. A PJ, de resto, enviou um ofício com várias questões à empresa, que, por sua vez, sabe ainda o CM, informou que a complexidade da gestão de dezenas de milhões de mails não permite que nenhuma empresa do mundo possa afirmar que a segurança é total, até porque, todos os dias, hackers e empresas criam sistemas de ataque e defesa, respetivamente. Ao CM, a PT apenas afirma que se "orgulha de ter uma taxa de sucesso relevantíssima. Mas disponibiliza-se sempre para colaborar com as autoridades, não comentando o caso em concreto".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8