page view

Presidente de Pedrógão Grande responde em tribunal por mortes

Tribunal pronunciou dez arguidos entre presidentes de municípios e responsáveis da EDP e Ascendi.

22 de junho de 2019 às 01:30

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai mesmo a julgamento no caso dos incêndios de junho de 2017, que causaram 66 mortes e centenas de feridos, após ter sido pronunciado pelo Tribunal de Instrução Criminal de Leiria.

A mesma decisão foi tomada relativamente aos autarcas que lideravam os concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e de Castanheira de Pera.

Dos 13 arguidos que estavam acusados pelo Ministério Público vão 10 a julgamento.

Valdemar Alves não tinha sido acusado por ter alegado que o ordenamento florestal do concelho estava delegado no vice-presidente, José Graça, que foi agora despronunciado pelo juiz, tal como os comandantes do CDOS Leiria, Sérgio Gomes e Mário Cerol. O juiz entendeu que estes dois arguidos "perante a anormalidade do evento, pouco poderiam fazer".

Valdemar Alves irá responder em tribunal por sete crimes de homicídio por negligência. Fernando Lopes, que liderava a autarquia de Castanheira de Pera, está acusado de ter responsabilidade sobre 10 mortes e o autarca do concelho vizinho de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, responde por dois crimes de homicídio por negligência.

O juiz argumenta que os autarcas ao não procederem à manutenção florestal junto às estradas municipais "aumentaram um risco já existente de produção de lesões na vida e na integridade física de outrem".

Vai também a julgamento o comandante dos Bombeiros de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, por não autonomizar "o incêndio de Regadas", nem pedir "reforço de meios".

Responde por 63 crimes de homicídio por negligência e 44 de ofensa à integridade física por negligência, 12 dos quais graves. Os mesmos crimes são imputados a José Geria e Casimiro Pedro, da elétrica EDP.

Os restantes arguidos são a engenheira florestal da autarquia de Pedrógão Grande e três funcionários da Ascendi Pinhal Interior.

PORMENORES

Tragédia

Reconstrução

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8