Alda, de 44 anos, foi atingida com um tiro de uma pistola transformada, em Lamego, e ficou com a bala alojada na cabeça.
1 / 4
Marido ciumento não aceita divórcio e dispara para matar mulher
Por volta das 13h00, combinaram encontrar-se no parque de estacionamento junto à igreja de Almacave, no centro da cidade de Lamego. Alda, funcionária numa pastelaria, tinha medo que António concretizasse as ameaças e fez-se acompanhar de um familiar que a conduziu.
António, que havia prometido uma conversa serena para tentar salvar a relação, avistou a chegada do jipe, abriu a porta do pendura e disparou um tiro na cabeça de Alda. Como pensou que a tinha matado, suicidou-se também com um tiro na cabeça, com a mesma arma, uma pistola transformada de calibre 6,35 milímetros.
O crime deixou transtornados os habitantes locais. "Estava com a minha irmã a poucos metros, mas não ouvimos nada. Eu é que vim à janela e vi o aparato. Ainda assisti ao socorro à mulher", comentou a testemunha Maria Resende. "O que eu ouvi dizer é que eles se estavam a separar e que combinaram encontrar-se para conversar e que acabou desta maneira trágica", complementou Fernando Cardoso.
Durante várias horas, a PJ de Vila Real esteve no local a recolher provas, sobretudo no jipe da mulher. Alda foi transportada para o Hospital de Vila Real e ainda durante a tarde de sábado foi transferida para o Hospital de Santo António, no Porto. Ao final do dia encontrava-se estável, ainda com a bala na cabeça, e as horas seguintes seriam determinantes. O corpo de António foi para a morgue.
Trinta e três mortes desde o início deste ano
Trinta e três pessoas foram mortas, entre 1 de janeiro e o final de novembro, em contexto de violência doméstica (25 mulheres adultas, uma criança e sete homens), o que dá três por mês. Entre janeiro e setembro, comparando com mesmo período de 2018, houve um aumento de mais de 10% das ocorrências. Desde 2004, quando a UMAR começou a recolher estatísticas de mulheres assassinadas, foram mortas 531 mulheres, uma média superior a 4 vítimas mortais por mês.
Detido por despir, fotografar e agredir a namorada
Um homem de 27 anos foi este sábado detido pela PSP do Cacém, Sintra, por ter sido apanhado a fotografar a namorada, de 31, após a agredir e arrastar pelos cabelos, ameaçando publicar as imagens na internet. A vítima havia feito queixa de violência doméstica. A PSP saiu sem conseguir o flagrante e o detido, para se vingar, arrombou o quarto onde a vítima de escondeu. A vítima foi hospitalizada.
PORMENORES
Vestígios no parque
Depois de várias horas de perícias por parte dos inspetores da Judiciária, o jipe, que estava estacionado no parque, foi ao final da tarde rebocado para o estacionamento da PSP de Lamego, a primeira força de segurança a chegar ao local. No chão ficaram as marcas de sangue.
Populares em choque
Muitas dezenas de pessoas concentraram-se nas imediações da igreja de Almacave para perceber o que tinha acontecido. Grande parte só conhecia o casal "de vista" e estava também preocupado com a filha de ambos, de 23 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.