Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Quatro anos de prisão efetiva para assaltante de estabelecimentos comerciais em Ílhavo

Arguido, com antecedentes criminais por furtos e roubos, irá continuar em prisão preventiva até esgotar todas as possibilidades de recurso.
Lusa 4 de Março de 2020 às 17:02
Tribunal de Aveiro
Tribunal de Aveiro FOTO: CMTV

O Tribunal de Aveiro condenou esta quarta-feira a quatro anos de prisão efetiva um homem de 34 anos por ter assaltado dois estabelecimentos comerciais em Ílhavo, levando dinheiro e tabaco.

Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente disse que o tribunal deu como provada a essencialidade dos factos descritos na acusação.

A pena única resultou do cúmulo jurídico das penas parcelares aplicadas ao arguido por dois crimes de furto qualificado.

O arguido foi ainda absolvido de um terceiro crime de furto qualificado de que estava acusado relativo ao assalto a uma residência em Ílhavo, ocorrido a 1 de abril de 2019.

Apesar de o arguido ter sido apanhado a vender alguns artigos em ouro que faziam parte do lote de objetos furtados, a juíza sublinhou a circunstância de a almofada da porta que foi rebentada não permitir que por lá passasse uma pessoa com a complexidade física do suspeito.

Além da pena de prisão, o arguido terá de pagar uma indemnização de dois mil euros por danos causados numa máquina de tabaco de um dos estabelecimentos assaltados.

O arguido, com antecedentes criminais por furtos e roubos, irá continuar em prisão preventiva até esgotar todas as possibilidades de recurso.

O homem foi detido pela GNR em junho de 2019, após ter assaltado uma pastelaria em S. Salvador, de onde levou 830 euros em dinheiro.

Cerca de dois meses antes tinha assaltado um outro estabelecimento na Gafanha da Encarnação, levando 400 euros em dinheiro e maços de tabaco no valor de 200 euros.

A recorrência de assaltos estava a causar alarme entre os empresários da restauração.

Ílhavo Tribunal de Aveiro crime lei e justiça tribunal crime assalto julgamentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)