page view

Artigo exclusivo

Suspeito do rapto de Maddie queria construir uma masmorra

Amigo diz que Brueckner planeava uma cave igual à de Fritzl. Polícia alemã encontrou um balde, roupa e uma mochila.

31 de julho de 2020 às 01:30

1 / 6

Camiões transportaram 
entulho da cave
Camiões transportaram 
entulho da cave Getty Images
Brueckner é suspeito de rapto de Maddie
Brueckner é suspeito de rapto de Maddie Direitos Reservados
Maddie desapareceu em 2007
Maddie desapareceu em 2007 Direitos Reservados
Polícia alemã usou vários utensílios para procurar vestígios de Maddie
Polícia alemã usou vários utensílios para procurar vestígios de Maddie EPA
Máquinas usadas nas escavações
Máquinas usadas nas escavações EPA
Polícia recolheu vários objetos
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM

O principal suspeito do rapto de Madeleine McCann tentou construiu uma segunda cave secreta debaixo da casa onde morou, entre 2013 e 2016, na zona de Braunschweig, na Alemanha. O local fica a cerca de 64 quilómetros do lote de terreno em Hannover, onde a polícia alemã fez escavações nos últimos dias e descobriu um primeiro esconderijo subterrâneo usado por Christian Brueckner após o desaparecimento da criança.

No primeiro local que já foi alvo de buscas, segundo a imprensa local, a polícia alemã encontrou um saco de roupa suja, um balde azul, uma mochila e outros objetos. As autoridades recolheram uma grande quantidade de lama e terra, cujas amostras foram para análise. Depois de as buscas terminarem, encheram a cave com areia.

A polícia alemã esteve ainda numa zona de garagens em Hannover onde o suspeito arrendou um espaço para colocar a autocaravana. Dein Ghafoury, que geria as garagens, referiu à imprensa que Brueckner passou “meses e meses” a alterar a sua velha autocaravana VW.

Em 2013, o alemão mudou de casa para Braunschweig. Um amigo revelou que este tinha a fantasia de “criar uma masmorra ao estilo de Josef Fritzl [pai que violou e manteve a filha presa numa cave durante 24 anos] em sua casa”. Os vizinhos recordam que Brueckner tentou construir uma nova divisão secreta até ter problemas com as autoridades. “Retirou várias pedras de um porão debaixo da casa e criou um monte no jardim. Começava de manhã e trabalhava até à noite”, referiu Manfred Richter, de 80 anos, que agora mora na casa onde foi feita a cave e diz ter pesadelos ao pensar que pode existir um corpo escondido debaixo da habitação. “Quero que a polícia cave o chão e verifique, porque não me sinto confortável em casa agora”, pediu a moradora.

Buscas por indícios antes de acusação

As buscas serviram para recolher indícios que liguem o suspeito a Maddie. Só depois o Ministério Público de Braunschweig pode avançar com uma acusação formal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8