page view

Artigo exclusivo

Máfias e buraco na lei portuguesa abrem portas a 6 mil imigrantes ilegais

Judiciária mobiliza mais de 100 investigadores para desmantelar rede de tráfico de seres humanos com bases no Martim Moniz.

18 de julho de 2023 às 01:30

1 / 3

Hostel alvo de buscas da PJ. Seria uma das bases
Hostel alvo de buscas da PJ. Seria uma das bases CMTV
José Luís Carneiro, ministro
José Luís Carneiro, ministro
Momento em que a PJ levou suspeitos
Logo Premium CM
Logo Premium CM

A investigação “permitiu identificar 337 transportes entre Lisboa-Paris-Lisboa, no total de mais de 6000 imigrantes ilegais”, que desta forma podiam circular livremente em toda a Europa aderente ao acordo Schengen (livre circulação). Ainda assim, o número poderá ser superior.

O próprio ministro da Administração Interna admitiu na segunda-feira que há 150 mil migrantes de países não europeus com pedidos do género pendentes no SEF. Em causa está a lei Portuguesa, única no espaço Schengen, que permite a qualquer pessoa residir e viajar legalmente enquanto aguarda por uma autorização de residência.

Cada candidato pagava milhares de euros para beneficiar do esquema, com a rede a ‘entupir’ o SEF com centenas de milhares de requerimentos.

“MAIS OPERAÇÕES”

O ministro da Administração Interna garantiu na segunda-feira que Portugal “não está a facilitar nada” na entrada de imigrantes. “A questão não está na lei, mas nas práticas que a procuram contornar. É aí que se tem de atuar”, disse José Luís Carneiro, anunciando “mais operações desta natureza irão ocorrer nos próximos tempos”.

Tráfico e falsificação

Os seis detidos na operação estão indiciados por associação criminosa, tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

PEQUENOS HOTÉIS SERVEM DE BASE

No hostel Lisbon Angels, na Avenida Almirante Reis, foram detidos quatro homens pela Polícia Judiciária; outros dois foram presos noutro hostel na Rua do Benformoso. Ambos serviam de base à rede.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8