page view

37 tanques a caminho

O Exército português vai comprar à Holanda 37 carros de combate Leopard 2A6, um dos mais modernos e eficazes equipamentos do género actualmente ao serviço de diversas forças armadas europeias.

03 de julho de 2006 às 00:00

Estes tanques com 62 toneladas e uma peça de 120 mm deverão substituir os cerca de 100 M-60A3 presentemente em utilização na Brigada Mecanizada, já com várias dezenas de anos e sem modernização possível.

A vinda dos Leopard 2A6 está já prevista na revisão da Lei de Programação Militar que aguarda aprovação – está a ser discutida na especialidade – e é justificada, segundo adiantaram ao CM fontes do Exército, com a “necessidade de ter equipamento adequado para a participação em cenários de grande intensidade”, como Iraque ou Afeganistão, entre outros.

O grande trunfo deste carro de combate é a blindagem de terceira geração – uma liga de materiais compostos que lhe permite ser um dos mais protegidos tanques do Mundo. A versão que deverá equipar o Exército tem um canhão L55 de 120 mm de alma lisa, com um grande alcance e capaz de disparar munições perfurantes ou explosivas.

Ainda não se sabe quando os tanques em segunda mão – embora estejam em perfeitas condições, já que foram modernizados em 2001 – vindos da Holanda possam chegar, nem o seu custo previsto é por enquanto divulgado.

Entretanto, o Exército terá de adaptar a sua estrutura e a qualificação do pessoal para poder lidar com estes carros de combate, dos mais evoluídos do Mundo. Trata-se do tanque com maior mobilidade, capacidade de fogo e blindagem que o Exército já operou.

O Ministério da Defesa já nomeou um coordenador do programa de transferência dos Leopard 2A6 da Holanda para Portugal. Trata-se do coronel de Infantaria Frederico Rovisco Duarte, que chefiará uma equipa técnica com seis oficiais.

APOSTA CLARA NOS BLINDADOS DE RODAS

Com a eventual entrada ao serviço dos Leopard 2A6, o número de tanques ao serviço do Exército deverá diminuir dos actuais 100 M-60A3 para os 37 Leopard previstos. Tal confirma a aposta do Governo nos carros blindados de rodas em detrimento dos de lagartas – mais rápidos e adequados para as missões actualmente realizadas pelo Exército. O Grupo de Carros de Combate (GCC) deverá ficar organizado em três esquadrões de 12 Leopard 2A6 cada – a instrução prática deverá passar a ser feita no próprio GCC, ficando a Escola Prática de Cavalaria com a teórica. O Leopard 2 é um projecto alemão e será o primeiro tanque não americano a equipar o Exército nos últimos 60 anos.

IGUAIS

O Leopard 2A6, que deverá equipar o Exército, pode ser considerado o melhor e mais sofisticado carro de combate do Mundo, estando ao nível do Abrahams americano e do Leclerc de origem francesa.

FRAGATAS

Portugal poderá vir a alargar as suas compras militares à Holanda. Fala-se da aquisição àquele país de duas fragatas multiusos ‘Karel Doorman’ – com ‘helis’ – que virão substituir as da classe ‘João Belo’.

SUCESSO

Alemanha (com 225 unidades), Grécia (com 170), Holanda (180) e Espanha (219) são os países que já têm ao serviço ou encomendados carros de combate Leopard 2A6 iguais aos que Portugal quer.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8