Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

5 milhões beijam a Cruz

Cerca de cinco milhões de portugueses beijam Cristo na Cruz no Domingo de Páscoa, na segunda-feira seguinte e no Domingo de Pascoela.

9 de Abril de 2009 às 00:30
O beijar da Cruz, na Páscoa, é uma tradição que muitos ainda cumprem
O beijar da Cruz, na Páscoa, é uma tradição que muitos ainda cumprem FOTO: Sérgio Freitas

Nesses três dias, sobretudo no Domingo de Páscoa, saem das igrejas de todo o País perto de dez mil cruzes, seguidas do respectivo Compasso Pascal, que, num ritual com mais de cinco séculos, entram em mais de milhão e meio de casas, em aldeias, vilas e cidades.

Sendo certo que as paróquias urbanas fazem um grande esforço no sentido de não deixar morrer esta tradição, nas aldeias, sobretudo do Interior e a norte do rio Tejo, a visita do compasso continua a merecer "porta aberta" da esmagadora maioria das famílias.

Só que, ao contrário do que acontecia há quatro ou cinco décadas, já são menos de dois mil os compassos que integram um padre. A maioria será presidida por um leigo ou, na melhor das hipóteses, por um seminarista.

"Aleluia, aleluia, Cristo ressuscitou, aleluia", diz o sacerdote, enquanto asperge água benta e o mordomo dá a cruz a beijar, respondendo os presentes: "Cristo Ressuscitou, Aleluia, Aleluia".

Depois, há lanche e um copo para todos. É assim nas aldeias. Nas cidades, beija-se a cruz e deseja-se boa Páscoa, sem os comes-e-bebes típicos das terras mais pequenas.

APONTAMENTOS

CRISTÃOS ORTODOXOS

Os cristãos ortodoxos gregos e russos festejam a Páscoa na próxima semana, a 19 de Abril. O ponto alto realiza-se no sábado da Ressurreição.

COMUNIDADE EVANGÉLICA

A comunidade evangélica portuguesa, estimada em cerca de 250 mil pessoas, celebra a Ressurreição no Domingo de Páscoa.

COMPASSO PASCAL

O compasso é o grupo de pessoas que leva a cruz a beijar. É composto pelo padre, mordomo, rapazes da campainha, pé-da-cruz e água benta e pelos que pedem para S. Pedro e Lugares Santos.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)