page view

A estrada que colapsou num terreno em risco há 4 anos

Em 2014 foi noticiado que apesar dos trabalhos de sustentação dos taludes havia um risco de fraturação da estrada.

20 de novembro de 2018 às 12:05

A estrada que liga Borba a Vila Viçosa (EN225), em Évora, colapsou durante a tarde desta segunda-feira, dia 19 de novembro, junto à entrada da pedreira do Plácido.

Ao final do dia, as autoridades confirmaram a morte de duas pessoas, sendo que ainda há três desaparecidos, engolidos pelo desabamento de terra.

No local, duas pessoas registaram em vídeo os primeiros momentos após o desabamento de terras, onde é possível confirmar a dimensão e profundidade da pedreira onde a estrada colapsou.

 Pedreira em risco há 4 anos

 Pedreira em risco há 4 anos

Sabe-se agora que esta situação podia ter sido evitada. Ângelo Sá, antigo presidente da câmara de Borba, afirmou esta segunda-feira que "há muitos anos que se sabia que esta era uma estrada complicada".

"Há uns anos, noutro local, abateu. Sabe-se que passam ali lençóis freáticos que, à partida, poderiam causar problemas. Houve vários estudos, trabalhos. Sabia-se que poderia vir a trazer problemas. Não se atuou. Deveria ter sido interditada a estrada ao trânsito", lamentou.

Luís Sotto Mayor, administrador da pedreira de extração de mármore colada àquela onde ruiu a estrada, contou também que há 4 anos propôs, numa reunião na Câmara de Borba, a interdição daquela via municipal.

Indicador de fraturação Borba
A estrada que colapsou num terreno em risco há 4 anos FOTO: INETI - Instituto Nacional de Engenharia Tecnologia e Inovação

Em 2014 foi noticiado que "apesar dos trabalhos de sustentação dos taludes não há garantia e há um risco, não se sabe quando, mas eventualmente de fraturação" da estrada. Haveria estudos do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Évora e do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia alertando para o risco.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8