page view

Condutor de 83 anos morre em abalroamento de comboio em Alverca

Acidente aconteceu ao quilómetro 23,5 da linha ferroviária do Norte. Circulação cortada nos dois sentidos.

26 de junho de 2025 às 18:47
A carregar o vídeo ...

Condutor de 83 anos morre em abalroamento de comboio em Alverca

Um homem de 83 anos morreu na sequência de um abalroamento do automóvel onde seguia por um comboio, pelas 17h45 desta quinta-feira na linha ferroviária do Norte, próximo da estação de Alverca. A circulação está cortada nos dois sentidos desde o momento do acidente.

Segundo informou fonte oficial do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, um automobilista de 83 anos morreu após o veículo ligeiro em que seguia ter sido abalroado por um comboio na passagem de nível de Argibay, também conhecida por Adarse, em Alverca, tendo "sido arrastado cerca de 200 metros ao longo da linha".

A colisão ocorreu ao quilómetro 23,5 da linha do Norte. Foram mobilizados 11 operacionais e 4 viaturas, dos bombeiros e PSP de Alverca, e do INEM.

A mesma fonte acrescentou à Lusa que testemunhas referiram que as cancelas da passagem de nível estavam em baixo e que o octogenário "tentou passar", mas foi atingido pela composição que circulava no sentido sul-norte.

Fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP), que gere a infraestrutura ferroviária, revelou que o abalroamento ocorreu pouco depois das 17h45 e que a passagem de nível automática estava operacional, ainda decorrendo pelas 20h00 as operações de desencarceramento e de investigação pelas autoridades policiais.

A circulação ferroviária processou-se alternadamente numa via até cerca das 19h25, altura em que foi suspensa na totalidade da linha para remoção da viatura acidentada e do corpo do seu único ocupante, explicou a fonte da IP.

Segundo a mesma fonte, às 20h25, ainda não havia previsão para o fim dos trabalhos de remoção do veículo.

Pelas 22h17, a circulação foi restabelecida após a retirada do veículo abalroado por comboio numa passagem de nível em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, adiantou fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Após o veículo ter sido retirado, a circulação foi restabelecida em ambos os sentidos numa via, entre Alverca e Alhandra, destacou fonte da IP.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o abalroamento, que ocorreu em Alverca do Ribatejo e Sobralinho, no distrito de Lisboa, mobilizou 13 operacionais apoiados por cinco viaturas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8