page view

Abertos nove processos disciplinares no caso da fuga de Vale de Judeus. Diretor da prisão entre os visados

Chefe da guarda prisional também vai ter processo disciplinar.

21 de outubro de 2024 às 12:50
A carregar o vídeo ...

Abertos nove procedimentos disciplinares no caso da fuga de Vale de Judeus. Diretor da prisão entre os visados

O ex-diretor da prisão de Vale de Judeus, Horácio Gomes Ribeiro, e oito guardas prisionais, incluindo o chefe da guarda, vão ter processos disciplinares na sequência da fuga de cinco reclusos da prisão de Vale de Judeus, a 7 de setembro.

A instauração dos processos disciplinares foi recomendada pelo relatório elaborado pelo Serviço de Auditoria e Inspeção (SAI) da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que foi entregue ao ministério liderado por Rita Alarcão Júdice no dia 17 de outubro.

Horácio Gomes Ribeiro vai ter um processo disciplinar devido à alegada "violação dos deveres gerais de prossecução do interesse público, zelo e lealdade. O Diretor não zelou pelo cumprimento das orientações em matéria de vigilância e segurança, nomeadamente, na homologação das escalas", pode ler-se no comunicado do Ministério da Justiça. 

A nota destacou ainda a abertura de dois inquéritos autónomos: um relativamente ao comissário do estabelecimento prisional, pela "falta de concretização de uma medida de segurança e sobre uma situação de absentismo prolongado"; e outro à Direção dos Serviços de Segurança "para avaliar o seu funcionamento e a capacidade de resposta a situações desta natureza".

O Ministério da Justiça remeteu ainda às entidades competentes certidão para apurar responsabilidades disciplinares em relação a militares da GNR sobre "as condições em que foram cedidas, sem autorização, as imagens de acontecimentos no estabelecimento prisional de Vale de Judeus à Comunicação Social.

Recorde-se que no dia 7 de setembro, Fábio Loureiro, Rodolf Lohrmann, Fernando Ribeiro Ferreira, Mark Cameron Roscaleer e Shergili Farjiani evadiram-se do estabelecimento prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, Lisboa. Entretanto, Fábio Loureiro foi capturado pelas autoridades. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8