page view

Acidentes domésticos e de lazer matam quatro

Quatro pessoas morrem diariamente em Portugal vítimas de acidentes domésticos e de lazer, que levam também ao tratamento hospitalar de 1.665 pessoas por dia, segundo dados da União Europeia.

04 de abril de 2008 às 18:30

De acordo com a Eurosafe, agência europeia para promoção de segurança, os acidentes em casa e durante momentos de lazer são os mais frequentes, sendo que, nas habitações, as casas-de-banho, as cozinhas e as escadas são as zonas mais perigosas.

“O que consideramos serem sítios seguros podem tornar-se potencialmente armadilhas mortais”, refere o estudo.

Portugal, é o segundo país com menos vítimas mortais resultantes deste tipo de acidentes, registando 14 mortos por cada cem mil habitantes, em comparação com a média europeia de 22. Contudo, observa-se em Portugal uma grande prevalência de acidentes de trabalho: entre 2003 e 2005, morreram, em média, 323 pessoas por ano, tendo ficado feridas 230 mil.

Também é alarmante a taxa nacional de acidentes de viação. Segundo a Eurosafe, 1.361 pessoas perderam a vida e 52 mil ficaram feridas nas estradas portuguesas.

A Holanda, por outro lado, é o país europeu com menos casos registados. “Mais de 100 mil vidas poderiam ser poupadas anualmente, se todos os países da União Europeia fornecessem o mesmo nível de segurança da Holanda”, comenta o Secretário-geral da Eurosafe, Rupert Kisser, em relação aos números.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8