Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Advogados elegem hoje o seu bastonário

Cerca de 27 mil advogados elegem hoje o seu bastonário para o triénio 2011-2013 entre três candidatos: António Marinho Pinto, que se recandidata ao cargo, Luís Filipe Carvalho e Fernando Fragoso Marques.
26 de Novembro de 2010 às 10:25
Será eleito hoje o bastonário da Ordem dos Advogados para o próximo triénio
Será eleito hoje o bastonário da Ordem dos Advogados para o próximo triénio FOTO: Pedro Rocha

Fragoso Marques defende a criação de um mercado de trabalho jurídico, impondo a licenciatura em Direito como requisito de admissão de investigadores criminais, oficiais de justiça, funcionários de finanças ou de cartórios notariais e conservatórias. Crítico do desempenho do actual  bastonário, Fragoso Marques sublinha  a "natureza agregadora" da sua candidatura, realçando que é a "única" a apresentar listas próprias a todos os Conselhos Distritais e ao Conselho  Superior e a propor um jovem profissional para o Conselho Geral, em que  terá o pelouro dos jovens advogados.  

 

 

Luís Filipe Carvalho assume-se como um candidato "livre e independente"  e apostado em recuperar o "prestígio e dignidade" da profissão. Apoiado  pelos ex-bastonários Mário Raposo e Rogério Alves, frisa que não se candidata  "contra ninguém" nem "alinha, por indicação ou arregimentado, com qualquer  ideologia". Sendo "frontalmente contra" a política do actual bastonário, assegura  que "não vai ser o bastonário dos cidadãos, mas dos advogados".

 

 

Consolidar reformas desencadeadas durante o último triénio na OA, como  no acesso ao Direito e no combate à massificação da advocacia, é um dos  objectivos da recandidatura de Marinho Pinto. "A decisão de me (re)candidatar deveu-se a entender que devia submeter  o meu mandato (2008-2010) ao julgamento dos colegas que me elegeram em 2007 e achei que é necessário concluir algumas das reformas mais importantes  desencadeadas durante o triénio que está a terminar", justificou.

Ordem dos Advogados OA eleições Marinho Pinto Fragoso Marques Luís Filipe Carvalho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)