Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Advogados: Oposição a Marinho Pinto ganha Conselho Superior (COM VÍDEO)

António Marinho Pinto foi reeleito bastonário da Ordem dos Advogados (OA) até 2013, com 9532 votos num total de 20 521 votantes.
28 de Novembro de 2010 às 00:30
Marinho Pinto promete tentar baixar ou acabar com custos judiciais
Marinho Pinto promete tentar baixar ou acabar com custos judiciais FOTO: António Cotrim/Lusa

Fragoso Marques foi segundo, com 5991 votos, seguido de Luís Filipe Carvalho, com 3666. Já nas eleições para o Conselho Superior venceu a lista afecta a Fragoso Marques, liderada por Óscar Ferreira Gomes, com 7268 votos em 19 584 votantes. A lista de Isabel Duarte, ligada a Marinho Pinto, foi segunda com 6353.

"Fui eleito com maioria absoluta na maior votação de sempre. Espero que não aconteça como no anterior mandato, em que alguns órgãos, como o Conselho Superior, quiseram usurpar o poder", afirmou Marinho Pinto, numa alusão aos conflitos com José António Barreiros, que liderava o Conselho Superior.

O bastonário garantiu que vai prosseguir na mesma linha. "Podem esperar de mim o mesmo do anterior mandato. A liberdade de expressão é o valor mais importante mas a Justiça está cheia de silêncios e mentiras. Conto com os meus colegas para os grandes combates que a OA tem de travar".

Marinho Pinto apontou como objectivos "combater a desjudicialização da Justiça e baixar ou eliminar os custos judiciais", lembrando que "em Espanha, a Justiça é grátis". E promete "lutar contra a massificação da profissão". "O exame de acesso à OA é para manter. Há muito facilitismo, ninguém reprova e a responsabilidade é do ministro Mariano Gago." Falta apurar os votos da Madeira, mas não terão impacto nas contas finais.

FRAGOSO DESEJA DIÁLOGO

Fragoso Marques avisou que "o facto de ter vencido nos Conselhos Distritais e no Conselho Superior não terá qualquer relevância se os titulares dos órgãos respeitarem os restantes". E expressou o desejo de que a "vida na Ordem decorra com maior tranquilidade". "Espero que o bastonário tenha capacidade para emendar a mão, que respeite a lei e haja diálogo com os outros agentes da Justiça. Mas tudo aponta em sentido diferente".

ADVOGADOS ORDEM MARINHO PINTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)