page view

Elétrico capota e choca contra prédio em Lisboa. Há 28 feridos

Um bebé e uma criança ficaram feridos na sequência do acidente.

14 de dezembro de 2018 às 18:26

O elétrico 25, que faz a ligação Campo de Ourique-Praça da Figueira, em Lisboa, capotou ao final da tarde desta sexta-feira, na Lapa, e 28 pessoas ficaram feridas sem gravidade, todas foram desencarceradas, confirmou fonte da Proteção Civil pelas 20h00.

Ao que o CM conseguiu apurar, uma criança e um bebé estão entre os feridos resultantes do acidente. O elétrico ficou "bastante danificado" após o capotamento seguido de embate num prédio, confirmou fonte do Regimento de Sapadores de Bombeiros.

Entre os feridos há vários estrangeiros, segundo apurou a CMTV.

Segundo dados do INEM, no total há 28 feridos, 26 foram transportados para os hospitais de São José, Santa Maria e São Francisco Xavier e outras duas pessoas foram assistidas no local.

Testemunhas no local revelaram à CMTV que o elétrico estava em "excesso de velocidade" e acabou por descarrilar e embater contra um prédio.

A carregar o vídeo ...

TESTEMUNHO

No local estestiveram, no total, 64 operacionais apoiados por 24 viaturas, entre bombeiros, INEM e Proteção Civil.

Várias testemunhas do acidente estão a partilhar imagens e vídeos do momento:

Presidente da República enaltece resposta "imediata e muito eficiente" ao acidente

O Presidente da República enalteceu esta sexta-feira a capacidade de resposta "imediata e muito eficiente" ao descarrilamento de um elétrico na rua de São Domingos à Lapa, em Lisboa, considerando que se trata de uma "situação muito difícil".

A carregar o vídeo ...

acidente eletrico

Em declarações transmitidas pelas televisões, o Presidente da República disse ainda que é de "louvar" o "modo muito cuidadoso" como as operações de socorro estão a decorrer, porque a "situação é muito difícil".

"Vamos esperar, a ver se o saldo global é um saldo que não tenha vítimas que não sejam feridos", acrescentou, notando que "estão em curso ainda muitas diligências, primeiro em relação ao número de pessoas que estão a ser desencarceradas".

Carris vai abrir um "inquérito minucioso" a acidente

A empresa rodoviária Carris vai abrir um "inquérito minucioso" para apurar quais as razões que levaram ao descarrilamento de um elétrico na zona da Lapa, em Lisboa, e que provocou 28 feridos ligeiros.

"Em relação à Carris o que estamos fazer neste momento, e já foi pedido, é fazer um inquérito minucioso para perceber quais as razões principais que levaram a este acidente", disse o presidente da empresa durante o balanço operacional feito no local do acidente.

Falando aos jornalistas, Tiago Farias afirmou que "a Carris lamenta profundamente o que aconteceu" e destacou que "a preocupação inicial foram as pessoas e todo o seu acompanhamento".

Questionado sobre testemunhos no local, que terão falado numa possível falha de travões do elétrico, o responsável foi taxativo: "isso terá de ser feito em sede do próprio inquérito que iremos fazer com a máxima urgência".

Sobre outros acidentes que tenham ocorrido naquela rua, envolvendo veículos deste tipo, Tiago Faria afirmou que "nos anos" em que está à frente da Carris "nunca aconteceu um acidente desta matéria" naquela zona.

"Mas, como digo, é através de um inquérito minucioso e detalhado que a Carris irá averiguar o que pode ter sido a causa do acidente. A preocupação neste momento são as pessoas", salientou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8