Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Chamas em conduta obrigam à evacuação do Almada Forum

Centenas de clientes foram retirados e relataram o pânico que se viveu no centro comercial. Um bombeiro ficou ferido.
19 de Abril de 2019 às 21:44
A carregar o vídeo ...
WhatsApp Video 2019-04-19 at 22.00.40.mp4
Centenas de pessoas foram esta sexta-feira à noite retiradas do Centro Comercial Almada Forum na sequência de um incêndio na zona de restauração. 

O pânico instalou-se entre os visitantes, que correram pelos corredores e pelas escadas rolantes, visivelmente assustados e temendo o pior. A confusão estendeu-se ao parque de estacionamento, com as famílias a retirarem os carros o mais depressa possível.

Na origem do fogo terá estado a acumulação de gordura na conduta de uma marisqueira, no piso da restauração. Um bombeiro ficou ferido.

O incêndio foi dado como extinto pelas 23h15, prevendo-se que o espaço reabra este sábado, de acordo com aquela superfície comercial.

"Às 23h12 o incêndio é dado como extinto, ainda que o centro comercial se encontre encerrado devido ao fumo intenso, mas com vista à reabertura normal no dia de amanhã [hoje, sábado]", lê-se num comunicado enviado pelo Almada Fórum às 23h50 de sexta-feira.

"Cerca das 21h15 de hoje [sexta-feira], 19 de abril de 2019, no centro comercial Almada Forum, soou o alarme de incêndio e foi acionada a equipa de 1ª intervenção do centro conforme ditam as normas de segurança. No 3º piso do centro, deflagrou um incêndio num dos seus restaurantes", refere o comunicado.

Pouco depois, "não sendo suficiente a equipa de 1ª intervenção", os bombeiros foram alertados.

Segundo a fonte do Almada Fórum, o incêndio ocorreu num dos restaurantes do centro, cerca das 21h00, tendo ficado circunscrito a esse estabelecimento. Além disso, adiantou, não há registo de feridos.

Vários clientes que se encontravam no estabelecimento relataram ao CM momentos de maior tensão quando tentaram abandonar o parque subterrâneo do centro comercial. A saída foi demorada o que preocupou várias pessoas.





Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, as chamas deflagraram numa conduta de extração de fumos de um restaurante do centro comercial.

Apesar dos momentos de pânico, a retirada dos que se encontravam no Almada Forum foi feita de forma ordeira.

O alerta foi dado pelas 21h18.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)