page view

Alerta terrorista leva SEF a reforçar controlo

Informação do SIS levou diretora a ordenar o reforço da atenção no controlo documental.

06 de setembro de 2017 às 08:21

O alerta terrorista que chegou a Portugal durante a semana passada, via Serviços de Informações e Segurança (SIS), levou as forças de segurança a tomarem medidas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), sabe o CM, ordenou o reforço da atenção e da eficácia no controlo documental nas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres do país.

Luísa Maia Gonçalves, diretora nacional do SEF, esteve presente na reunião da semana passada da Unidade de Controlo Antiterrorista, convocada pela secretária geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda. E apesar de o alerta terrorista que visava Portugal ter sido considerado "difuso e por concretizar", foi lançado um apelo às forças de segurança nacionais para que mantivessem a atenção e, especialmente, o rigor no patrulhamento e vigilância.

Assim, Luísa Maia Gonçalves difundiu, por todo o dispositivo do SEF, a ordem para que o controlo documental passasse a ser mais exigente.

Nos últimos dias, os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras têm, por isso, reforçado a intensidade e o pormenor da análise documental. Apesar da escassez de inspetores no SEF, os tempos de revisão de documentos nos aeroportos, portos marítimos e postos de controlo terrestres têm sido mais prolongados. O objetivo é neutralizar eventuais ameaças com a maior rapidez possível.

O CM contactou o SEF para um comentário sobre esta situação, tendo este organismo remetido resposta para o gabinete de Helena Fazenda que, perante a mesma questão, não respondeu em tempo útil.

Pormenores

Locais de controlo

Além de 8 aeroportos no continente e regiões autónomas, e de 21 portos, o SEF apertou o controlo nos Centros de Vigilâncias Terrestres de Caia, Tui, Vilar Formoso, Quintanilha e Castro Marim.

Forças policiais

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras pode, por lei, fazer detenções por suspeitas de ligação ao terrorismo. No entanto, a investigação destes crimes está entregue à Polícia Judiciária.

PSP mobilizada

Também a PSP reforçou as medidas de controlo após o alerta terrorista, apertando o policiamento ostensivo e reforçando a vigilância nos diversos eventos que tiveram lugar no passado fim de semana.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8