Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

ALGARVE FAZ APOSTA EM PRAIA NATURISTA

Uma rede de praias de nudistas pode ser uma realidade no Algarve dentro de cinco anos. A Região de Turismo algarvia revelou estar disponível para trabalhar com as associações naturistas nesse sentido. As praias naturistas são um produto que pode "constituir uma oferta turística interessante para o Algarve", considerou o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Hélder Martins, convidando as associações naturistas a solicitarem a participação da Região de Turismo.
23 de Agosto de 2004 às 00:00
O Algarve tem apenas uma praia naturista legalizada e dez onde os nudistas são tolerados
O Algarve tem apenas uma praia naturista legalizada e dez onde os nudistas são tolerados FOTO: Paulo Arez
"Desde que as pessoas nos peçam envolvimento, estaremos disponíveis para a participação, tal como fazemos nas áreas do turismo cultural ou do turismo rural", acrescentou o responsável.
ESPANHA ELEITA
O naturismo, prática do nudismo em contacto com a natureza, tem cada vez mais adeptos em Portugal, mas os praticantes queixam-se que faltam espaços complementares. O Algarve tem apenas uma praia naturista legalizada e cerca de 10 onde os nudistas são "tolerados", mas é para Espanha que os naturistas portugueses estão a fugir em busca de melhores infra-estruturas.
"Enquanto não tivermos estruturas turísticas adequadas é difícil aumentar o número de praticantes, como acontece em Espanha, onde há 25 centros naturistas", sustenta Luís Batalha, vice-presidente da Associação Naturista de Portugal (ANP), que quer agora criar o primeiro grande centro naturista do País, para que os praticantes não tenham mais de percorrer longos caminhos de terra para chegar a um "naco de praia tolerada".
PRAIA DOS PINHEIROS CHUMBA
As autoridades do Ambiente chumbaram a classificação da Praia dos Pinheiros, em Lagos, como espaço onde a prática do nudismo é permitida legalmente, disse o presidente da Câmara, Júlio Barroso.
A autarquia de Lagos e a assembleia municipal tinham concertado esforços para que o espaço fosse oficialmente legalizado para a prática do nudismo, à semelhança do que acontece com a zona oeste da ilha de Tavira, junto à praia do Barril.
Num parecer enviado há dias à autarquia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve justifica que a Praia dos Pinheiros não é considerada uma zona balnear. De acordo com o Plano de Ordenação da Orla Costeira (POOC), trata-se de "uma zona perigosa e de eventual desmoronamento", explicou Júlio Barroso. A autarquia não vê inconveniente - diz Júlio Barroso - em que os veraneantes pratiquem naturismo naquela praia do concelho, contudo, clarifica que com os "condicionamentos legais, naturalmente não se responsabiliza por qualquer acidente".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)