page view

ALGARVE FAZ APOSTA EM PRAIA NATURISTA

Uma rede de praias de nudistas pode ser uma realidade no Algarve dentro de cinco anos. A Região de Turismo algarvia revelou estar disponível para trabalhar com as associações naturistas nesse sentido. As praias naturistas são um produto que pode "constituir uma oferta turística interessante para o Algarve", considerou o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Hélder Martins, convidando as associações naturistas a solicitarem a participação da Região de Turismo.

23 de agosto de 2004 às 00:00

"Desde que as pessoas nos peçam envolvimento, estaremos disponíveis para a participação, tal como fazemos nas áreas do turismo cultural ou do turismo rural", acrescentou o responsável.

ESPANHA ELEITA

O naturismo, prática do nudismo em contacto com a natureza, tem cada vez mais adeptos em Portugal, mas os praticantes queixam-se que faltam espaços complementares. O Algarve tem apenas uma praia naturista legalizada e cerca de 10 onde os nudistas são "tolerados", mas é para Espanha que os naturistas portugueses estão a fugir em busca de melhores infra-estruturas.

"Enquanto não tivermos estruturas turísticas adequadas é difícil aumentar o número de praticantes, como acontece em Espanha, onde há 25 centros naturistas", sustenta Luís Batalha, vice-presidente da Associação Naturista de Portugal (ANP), que quer agora criar o primeiro grande centro naturista do País, para que os praticantes não tenham mais de percorrer longos caminhos de terra para chegar a um "naco de praia tolerada".

PRAIA DOS PINHEIROS CHUMBA

As autoridades do Ambiente chumbaram a classificação da Praia dos Pinheiros, em Lagos, como espaço onde a prática do nudismo é permitida legalmente, disse o presidente da Câmara, Júlio Barroso.

A autarquia de Lagos e a assembleia municipal tinham concertado esforços para que o espaço fosse oficialmente legalizado para a prática do nudismo, à semelhança do que acontece com a zona oeste da ilha de Tavira, junto à praia do Barril.

Num parecer enviado há dias à autarquia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve justifica que a Praia dos Pinheiros não é considerada uma zona balnear. De acordo com o Plano de Ordenação da Orla Costeira (POOC), trata-se de "uma zona perigosa e de eventual desmoronamento", explicou Júlio Barroso. A autarquia não vê inconveniente - diz Júlio Barroso - em que os veraneantes pratiquem naturismo naquela praia do concelho, contudo, clarifica que com os "condicionamentos legais, naturalmente não se responsabiliza por qualquer acidente".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8