Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Atropela para tentar fugir a barreira policial

Nelson Lopes, conhecido como ‘Makako’, liderava rede que vendia estupefacientes.
Pedro F. Guerreiro e Tiago Griff 6 de Junho de 2017 às 09:05
Traficantes vão ser julgados
Polícia de Segurança Pública
PSP
Traficantes vão ser julgados
Polícia de Segurança Pública
PSP
Traficantes vão ser julgados
Polícia de Segurança Pública
PSP
Há nove meses que a rede de tráfico era seguida pelas autoridades. No regresso de uma das viagens que fazia a Espanha para abastecer, Nelson Lopes, conhecido como ‘Makako’, de 31 anos, tentou atropelar os elementos da PSP para evitar uma barreira policial no nó de acesso à A22, em Olhão.

Acabou detido após ser baleado, tal como Vital Morais, 39, que seguia na viatura. Ao todo, dez pessoas começam hoje a ser julgadas por tráfico de droga no Tribunal de Faro.

A operação policial aconteceu pelas 23h50 do dia 27 de julho, quando ‘Makako’, o líder da rede, regressava a Olhão já abastecido de produto estupefaciente. Segundo a acusação do Ministério Público, "o arguido investiu a viatura contra os elementos policiais que se encontravam num motociclo".

Face à atitude violenta, e por "temerem pela integridade física e até a vida", os polícias viram-se forçados a efetuar disparos sobre o veículo, que atingiram ‘Makako’ no abdómen e Vital Morais, que seguia no banco de trás, num braço. Os dois acabaram detidos.

Nas operações que se seguiram, e que contaram com apoio da GNR, foram detidos mais quatro suspeitos de pertencerem à rede.

PORMENORES 
Acusado de vários crimes
‘Makako’ responde por crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, resistência e coação sobre funcionário e detenção de arma proibido.

Produto vendido em Olhão
‘Makako’ deslocava-se duas vezes por semana a Espanha para se abastecer de cocaína e heroína. O produto era depois preferencialmente vendido no Bairro Fundo Fomento Habitação, em Olhão.

Quatro em preventiva
Quatro dos dez arguidos neste processo estão a aguardar julgamento em prisão preventiva.
Tribunal de Faro Espanha Makako A22 PSP Olhão Makako
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)