page view

Barco encalhado ameaça ambiente

O navio ‘Merle’, que no passado mês de janeiro encalhou na praia da Torreira, na Murtosa, continua preso na zona sul do areal. O barco – de 84 metros de comprimento e que tem servido de atração para os moradores da zona – não é uma ameaça ambiental imediata mas, segundo a capitania, pode a longo prazo tornar-se um problema.

21 de fevereiro de 2013 às 01:00

"Temos estado atentos ao estado do navio e vamos lá diariamente ver se há danos. É claro que se ele não for removido rapidamente pode tornar-se um perigo para a zona, até porque ainda lá existem materiais perigosos bem como combustível", relatou ao Correio da Manhã Luciano Oliveira, capitão do Porto de Aveiro. "Mas para já, o barco não representa qualquer perigo ambiental ou para a navegação na zona", garante, no entanto, o responsável da capitania.

Apesar de ter sido ultrapassado o prazo de 30 dias dado pela Capitania do Porto de Aveiro para a apresentação de um plano de remoção do navio, por parte da empresa Island Sky, proprietária do navio, o comandante da Capitania considera que a embarcação "não está abandonada" e garante estar em comunicação com a empresa para chegarem a uma "rápida solução para este problema".

"Segundo sabemos, a Island Sky está em negociações com algumas empresas para conseguir chegar a um plano que permita proceder-se à remoção do ‘Merle’. Por isso, foi dado mais tempo para se apresentar esse plano", afirmou o capitão Luciano Oliveira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8