BEATAS FORA DA PRAIA

A Câmara Municipal da Nazaré, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, está a distribuir até ao final de Agosto 25 mil cinzeiros de papel aos veraneantes.
22.07.02
  • partilhe
  • 0
  • +
A iniciativa, promovida no âmbito do Programa Educação Ambiental da Bandeira Azul da Europa, pretende sensibilizar os 200 mil turistas que no Verão visitam a Nazaré para que não poluam o areal e para os malefícios do consumo do tabaco.

A entrega dos cinzeiros, pequenas bolsas de cartão reutilizáveis, é feita todas as segundas-feiras por grupos de 10 a 20 crianças, com idades dos seis aos dez anos, residentes no concelho ou que estão a passar férias na Nazaré.

A campanha, que decorre pelo segundo ano consecutivo, implicou um investimento de "alguns milhares de euros", segundo o presidente do município, Jorge Barroso, e é considerada uma forma inédita de evitar que os veraneantes enterrem as beatas.

"O primeiro objectivo é alertar para os problemas do tabaco e depois apelar para a limpeza da areia e da praia", afirmou o autarca.

As pontas de cigarro são de difícil recolha por processos manuais ou mecânicos e levam muito tempo a desfazer-se, pelo que constituem um problema ambiental, alertam os organizadores da iniciativa, salientando que a colaboração de todos contribuirá "substancialmente" para a melhoria da qualidade da areia.

Para Rui da Luz, um técnico de vendas residente em Riachos (Torres Novas), "a iniciativa é muito louvável, sobretudo porque envolve as crianças, que estão ainda numa fase de formação" quanto aos problemas causados pela poluição do ambiente e o consumo do tabaco.

No entanto, nem todos os fumadores aceitam os cinzeiros, o que deixa incrédulas as crianças e outros optam por apagar os cigarros em papéis, que depois colocam nos caixotes do lixo.

Apesar destes casos, Marco Filipe, de 12 anos, residente em Peso da Régua, considera que "é muito agradável ajudar as pessoas a não porem cigarros na areia, que de uma forma geral os recebem bem os cinzeiros".

Os participantes na acção, que deverá repetir-se no próximo ano, receberam formação para puderem transmitir aos utentes informação sobre questões ambientais e relacionadas com o consumo do tabaco.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!