Jovem de 14 anos e homem de 44 sofrem com hipotermia.
O que seria um dia de caminhada nas deslumbrantes paisagens da Peneda-Gerês transformou-se ontem numa arriscada operação de resgate de seis pessoas nas Minas dos Carris que envolveu bombeiros e até o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR. Um jovem de 14 anos acabou hospitalizado e um homem transportado de maca ao longo de um trilho de quase 10 quilómetros já de noite e em condições climatéricas "extremamente difíceis para as equipas de socorro".
Segundo fonte dos bombeiros de Salto, o alerta inicial foi dado pelas 13h20. Três homens, residentes em Amares, estavam nas antigas minas de volfrâmio em dificuldades. Um deles teria caído à água e os outros dois tentaram ajudá-lo. Minutos depois outro grupo de três homens, de Braga, juntou-se aos primeiros três. Os seis homens, com idades entre os 14 e os 44 anos não conseguiam sair do local onde estavam e começavam a sofrer de hipotermia.
Foram mobilizadas equipas de resgate dos bombeiros voluntários de Salto e de Terras de Bouro e do INEM, mas os difíceis acessos fizeram com que a operação se prolongasse até à noite.
Os seis homens ainda fizeram uma fogueira, mas a comida que levaram acabou antes de as equipas de resgate chegarem e os efeitos do frio começavam a fazer-se sentir. O grupo foi localizado pelas 17h35, num abrigo. Faltava trazê-los de volta ‘à civilização’. As ambulâncias não passavam da Portela do Homem, a quase 10 quilómetros de distância. À hora de fecho desta edição a operação ainda não tinha terminado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.