page view

'Bonnie and Clyde' portugueses tiveram direito a sexo na cadeia

Oito guardas do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional levaram Sidney Martins, preso em Custoias, até à cadeia de Santa Cruz do Bispo, onde está Nélida, para uma visita íntima.

25 de setembro de 2025 às 17:54

Sidney Martins, a cumprir nove anos de prisão por uma vaga de roubos à mão armada no Algarve e Sul de Espanha, já tem direito a visitas íntimas à companheira, Nélida Guerreiro, que está a cumprir a mesma pena na cadeia de Santa Cruz do Bispo. Na tarde desta quinta-feira, a mulher que conhecida por Bonnie recebeu Clyde para sexo (ficaram assim conhecidos por referência ao casal de assaltantes dos EUA nos anos 1930. Sidney foi escoltado por 8 elementos do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP), a unidade de elite dos Serviços Prisionais, desde Custoias até à cadeia feminina. 

O casal está, recorde-se, a ser julgado pelo triplo homicídio de uma família em Donai, Bragança. O benefício que agora lhes foi concedido resultou de pedidos escritos que ambos tiveram de fazer às direções das cadeias onde estão detidos. Os mesmos foram aprovados apenas por Sidney e Nélida já terem cumprido um quarto das penas, e terem um comportamento disciplinar considerado positivo.

O CM sabe que a visita íntima durou cerca de duas horas, período em que o GISP teve de aguardar junto à cadeia de Santa Cruz do Bispo, para depois trazer Sidney de regresso à prisão de Custoias.

Da parte dos representantes dos guardas, esta diligência prisional não foi vista com bons olhos. "Do ponto de vista da reinserção, é aceitável. Do ponto de vista operacional, não. A falta de efetivos é grande", considerou Hermínio Barradas, presidente da Associação Sindical de Chefias da Guarda Prisional. Já Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional, apelidou de "secundárias estas diligências, quando o sistema prisional lida agora com tantos problemas". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8