page view

Bracalândia continua em Braga

A Bracalândia abriu ontem as portas com a certeza de que vai continuar na Rodovia, em Braga, até fins de 2007. Está assim ultrapassado o litígio entre a Lusoparques e a Câmara de Braga, que nasceu pouco antes das Autárquicas de Outubro, quando a empresa lisboeta alegou falta de espaço para crescer, má vontade da Câmara para colaborar e ameaçou transferir o parque de diversões para outro município, nomeadamente, Famalicão ou Vila do Conde.

16 de março de 2006 às 00:00

Depois da ameaça da empresa, o PSD local veio a público dizer que a saída do parque de diversões do concelho seria “uma enorme perda para o município, em termos turísticos e económicos” e alguns comerciantes manifestaram-se “revoltados” com a eventual saída da Bracalândia e a consequente perda de “mais de 200 mil turistas por ano”.

Porém, o presidente da Câmara, Mesquita Machado, mostrou-se pouco impressionado e, apesar de estar em vésperas de ir a urnas, nada decidiu sobre o assunto. Acerca do futuro da Bracalândia, disse ser “apenas um projecto da iniciativa privada”.

GRANDE REVIRAVOLTA

No início do ano, Mesquita Machado, reeleito presidente da Câmara desde Outubro, recebeu os responsáveis da Lusoparques para debater o futuro da Bracalândia. Após a reunião foi dito que o assunto estava em estudo e seriam “procuradas soluções”.

Ontem, Manuel Correia de Brito, administrador da Lusoparques, disse ao CM que “está tudo encaminhado” para que o parque continue no concelho de Braga, mas noutro local.

“Os contactos efectuados com os responsáveis autárquicos fazem-nos concluir que continuaremos no concelho de Braga, embora noutro local, já que precisamos de um terreno com pelo menos o triplo do espaço.”

A assessoria da autarquia diz que está prometida uma solução, por causa dos “200 mil turistas que a Bracalândia atrai à cidade”. Por que é que Mesquita Machado só agora se preocupou com estes turistas? Não se sabe, assim como se desconhece se há contrapartidas financeiras ou outras entre as partes.

A Lusoparques está disposta a investir 18 milhões de euros na construção de um novo parque de diversões, com uma área próxima dos 15 campos de futebol.

NOVAS ATRACÇÕES

A futura Bracalândia vai ter mais e melhores diversões. Das actuais 20 deve passar para 30 ou 40, mas a maior revolução será ao nível da cenografia e das ofertas paralelas, como restaurantes e outros serviços.

ÁREA A TRIPLICAR

Com cerca de quatro hectares, a Bracalândia o maior parque de diversões do País. Com os investimentos previstos passará a contar com o triplo da área – 15 campos de futebol.

CEM NOVOS EMPREGOS

A construção de uma nova Bracalândia, com o triplo

do espaço, representará a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho. Actualmente são 150.

ABERTO OUTO MESES

As portas da Bracalândia abriram ontem, para as escolas à semana e público ao fim-de-semana, até 10 de Junho. A partir dessa altura, até 31 de Outubro, abre todos os dias para toda a gente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8