Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Burla de 70 mil € na banca online

Apanhados três angariadores e mulher que deu a conta para depositar o dinheiro desviado.
16 de Julho de 2014 às 09:10
Internet
Internet FOTO: DR

Um grupo que desviou mais de 70 mil euros de pelo menos 20 contas bancárias, pelo método de ‘phishing’ (roubo das palavras-passe das contas movimentadas pela internet), foi apanhado pela PJ de Lisboa. A rede era altamente organizada, usando ‘contas mula’ onde reunia o dinheiro desviado.

A Judiciária conseguiu deter três angariadores, um deles brasileiro, e uma mulher que forneceu a ‘conta mula’. Era para essa conta que o dinheiro desviado era logo canalizado.

O dinheiro nessa conta era a seguir levantado faseadamente, por levantamentos diretos ao balcão ou através da compra de divisas. A mulher era paga pelo empréstimo da ‘conta mula’ e os angariadores recebiam uma comissão de cerca de 10% do valor desviado. A Polícia Judiciária de Lisboa ainda conseguiu identificar outros elementos da rede, angariadores e ‘estafetas’ do dinheiro desviado, e constituiu-os arguidos. Os investigadores tentam agora chegar aos cabecilhas do grupo, que não se expõem na burla.

Acreditam que há mais vítimas e que o valor da burla irá disparar. Entretanto, as autoridades apelam a todos os utilizadores da banca online para terem atenção às fraudes e para nunca preencherem na internet os dígitos do cartão matriz da sua conta.

burla 70 mil euros online internet
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)