page view

Burros com GPS vão ajudar a prevenir incêndios em Miranda do Douro

Animais vão comer matéria vegetal em locais de difícil acesso.

12 de dezembro de 2022 às 09:45
A carregar o vídeo ...

Burros vão ser utilizados para a prevenção e combate de incêndios florestais em Miranda do Douro

Em Miranda do Douro, os burros vão ser utilizados para ajudar na prevenção e combate de incêndios florestais. Cada animal tem instalado um GPS, para acompanhamento dos seus movimentos, permitindo que a sua localização seja monitorizada a cada instante.

A iniciativa é coordenada pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), num projeto-piloto da Brigada Florestal Animal que pretende, através do uso destes animais, proteger as manchas com elevada carga de combustível. “Em termos práticos, os burros têm a função de comer a matéria vegetal em locais de difícil acesso; os burros acedem a pontos onde as máquinas não conseguem chegar”, refere Sara Pinto, bióloga da AEPGA.

Por terras mirandesas são registados, por ano, cerca de 100 nascimentos. As fêmeas têm uma maior procura e, por esse motivo, desde 2001 que a associação tenta utilizar os machos para outros fins, como o turismo e, atualmente, como forma de modelar a paisagem na reabilitação de lameiros.

“Também queremos incentivar outros tratadores a utilizar estas estratégias”, sublinha Miguel Nóvoa, secretário técnico da raça asinina de Miranda. Por cada seis hectares de lameiro, são distribuídos entre seis a dez animais que são controlados por uma cerca elétrica para não abandonarem o local.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8