page view

Câmara garante terrenos para um novo hospital em Barcelos

Até 2020 não será construído um novo hospital em Barcelos.

28 de janeiro de 2016 às 06:00

Está decidido: pelo menos até 2020, a cidade de Barcelos não vai ter um novo hospital. Isso mesmo foi afirmado em 2013 pelo antigo ministro da Saúde, Paulo Macedo, e repetido, há dias, por Adalberto Campos Fernandes, atual titular da pasta, na Comissão Parlamentar de Saúde.

A questão abriu, no entanto, uma enorme guerra de palavras entre as estruturas locais do PSD e do PS e a Câmara Municipal, liderada pelo socialista Miguel Costa Gomes.

Em comunicado, o PSD criticou duramente as declarações do atual ministro da Saúde, referindo que "o atual Governo não quer construir um novo hospital em Barcelos".

Questionado pelo deputado socialista Domingos Pereira, Adalberto Campos Fernandes esclareceu que "a prioridade para esta legislatura são os hospitais de Lisboa Oriental, Seixal e Central de Évora" e sublinhou que "o Governo não pode assumir mais compromissos para novos hospitais, por falta de meios financeiros".

O PS local assume que preferia ter escutado "outra resposta" do ministro da Saúde, mas lembra que "não se pode pedir a quem está no poder há três meses que faça o que outros não fizeram em quatro anos".

Já o presidente da câmara, Miguel Costa Gomes, assegura que "nunca a construção do novo hospital esteve em causa por falta de terrenos, mas apenas por falta de vontade política do anterior Governo".

"Quando o Governo quiser avançar com a construção, a câmara assegura os terrenos. Mas isso já eu disse em 2011 e, ao longo dos quatro anos de gestão do anterior Governo nunca houve a mínima vontade para avançar com a obra", afirma.

O PS pergunta mesmo "como é possível o PSD atacar o atual Governo, quando nada fez pelo avanço dessa obra fundamental nos últimos quatro anos."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8