Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

CAP acusa Jaime Silva de mentir

A Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) acusou esta segunda-feira o ministro da Agricultura de mentir acerca dos apoios ao sector e voltou a denunciar atrasos nos pagamentos.
17 de Novembro de 2008 às 18:24
Jaime Silva, ministro da Agricultura
Jaime Silva, ministro da Agricultura FOTO: d.r.

Em comunicado, a CAP afirmou que Jaime Silva “mente sobre os milhões da PAC (Política Agrícola Comum)” e “veio mais uma vez tentar ludribiar a opinião pública com a publicitação de milhões de euros para os agricultores, misturando pagamentos obrigatórios da PAC, processados em toda a Europa, com o Proder, o programa português de apoio ao investimento e modernização da agricultura”.

A posição da CAP surgiu depois de o ministro ter negado as acusações da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, que afirmou que Portugal não recebeu verbas do novo quadro de apoio comunitário devido ao “oportunismo e ineficácia” do Governo. Jaime Silva reagiu e adiantou que “só de indemnizações compensatórias – ajudas aos pequenos agricultores – já foram pagos 171 milhões de euros, para além das medidas agro-ambientais”.  

No comunicado, a CAP referiu que, “na sexta-feira, das 17 medidas previstas, somente três realizaram pagamentos aos agricultores”, mas “na sequência das críticas da oposição, o Ministério abriu no sábado concursos em simultâneo para mais sete medidas”.

A associação de agricultores denunciou também que as há “medidas agro-ambientais de 2007 que ainda não foram fiscalizadas e que, devido a esse atraso, ainda não foram pagas aos agricultores”.

PSD PEDE SAÍDA DO MINISTRO

Entretanto, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Hugo Velosa, afirmou que “parece evidente” que é preciso outro ministro da Agricultura, porque Jaime Silva tem tido “uma postura de arrogância” e “de hostilização dos agricultores”.

“Aquilo que eu digo e repito é que é preciso outra política e não acreditamos que seja este ministro a fazer essa política”, frisou o social-democrata, mas sem querer pedir directamente a demissão do ministro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)