page view

Captura ilegal de percebes travada

Os mariscadores, todos ilegais, foram detectados pela Polícia Marítima quando apanhavam percebes na Ponta da Atalaia, Aljezur. Quatro foram interceptados mas um quinto conseguiu fugir, deixando para trás o marisco que já tinha capturado. No total, os agentes apreenderam 53,800 quilos de percebes.<br/><br/>

09 de maio de 2012 às 01:00

Segundo o comandante das Capitanias dos Portos de Portimão e Lagos, Cruz Martins, a operação decorreu anteontem à tarde. "Os indivíduos, com idades entre os 30 e os 40 anos, estavam nas rochas a apanhar percebes em situação ilegal por não serem titulares de licença", esclareceu.

O mesmo responsável revelou que, dos percebes apreendidos, "7,400 quilos foram encontrados abandonados, presumindo--se que o apanhador, ao aperceber-se da presença de elementos da PM, terá abandonado as capturas e fugido do local sem que pudesse ser identificado". Quanto aos outros, "dois tinham licença de pesca lúdica, que lhes permitia apanhar apenas um quilo de percebes". E os restantes "não tinham qualquer licença para aquela área da Costa Vicentina, para onde é exigida uma licença de mariscador profissional, passada pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura". Foram ainda apreendidas cinco arrilhadas (utensílios para arrancar os percebes das rochas).

Os mariscadores incorrem em coimas entre 748 e 49 879 euros. O marisco apreendido, em boas condições, foi doado a duas instituições de apoio social: Misericórdia de Lagos e Aldeia de S. José de Alcalar, em Portimão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8