page view

Diretor da Carris não sabe se havia sistema de segurança em caso de inconsciência do guarda-freio no Elevador da Glória

Foi aberto um inquérito para apurar as causas do incidente e atividades nos restantes ascensores foram suspensas para serem realizadas peritagens.

04 de setembro de 2025 às 16:52

"Seremos intransigentes no apuramento das causas e responsabilidades deste acidente", afirmou o presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas, nas declarações feitas em conferência de imprensa no âmbito do incidente com o Elevador da Glória, ocorrido na tarde de esta quarta-feira. Começando por "lamentar profundamente a perda de vidas humanas", Pedro Bogas agradeceu ainda a eficiência e a resposta do dispositivo "que permitiu salvar vidas". 

O presidente da Carris adiantou ainda que o número de passageiros, no momento do incidente, era inferior à lotação máximo do veículo, mas não conseguiu confirmar os números. Questionado sobre se havia sistema de redundância de segurança, em caso de inconsciência do guarda-freio, Pedro Bogas não soube responder aos jornalistas. O presidente da Carris disse apenas que o guarda-freio do elevador, André Marques, foi encontrado morto aos comandos do ascensor.

Todas as operações nos restantes ascensores foram suspensas, para que seja feita uma "rigorosa inspeção técnica" nos próximos dias. No que toca as causas, foi aberto um inquérito interno para apurar o sucedido. Este inquérito vai contar com a colaboração de consultores externos, na sequência do pedido feito pelo presidente da câmara.

O Gabinete de Apoio da Carris está a dar o apoio necessário às vítimas do incidente, revelou. "As manutenções periódicas foram mantidas sem qualquer falha", garantiu o presidente da Carris.

Quanto ao aumento dos custos com a manutenção dos veículos, Pedro Bogas garante terem existido, mas não precisa os números. Ainda, quando questionado sobre a peritagem feita na manhã de quarta-feira, antes do acidente, o dirigente garantiu que a matéria será apurada no âmbito do inquérito pelos técnicos e peritos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8