page view

Carro do presidente da Câmara de Esposende envolvido em atropelamento

Mulher do autarca apresentou-se na PSP e indicou que conduzia uma viatura que se envolveu num acidente na ponte Eiffel.

13 de julho de 2025 às 16:33

O Ministério Público (MP) está a investigar o envolvimento do carro pessoal do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, num atropelamento a uma jovem, ocorrido no passado mês de maio, em Viana do Castelo.

O acidente ocorreu às primeiras horas do dia 16 de maio e o condutor que atropelou a vítima ausentou-se do local. Certo é que "duas ou três horas" após o acidente apresentou-se no Comando da PSP de Viana do Castelo, acompanhada por um advogado, Maria João Faustino, a mulher de Guilherme Emílio, apurou o Correio da Manhã. Nessa altura indicou ser a condutora de um veículo envolvido num acidente na ponte Eiffel. O MP tenta agora perceber se o acidente em que esteve envolvida a mulher do autarca, que é também candidato pelo PSD à câmara de Esposende, foi o mesmo em que foi atropelada a jovem - e cujo condutor saiu do local. As autoridades fizeram depois peritagens à viatura do autarca e o caso foi remetido para ser investigado pelo MP.

A vítima, seguiria junto ao passeio a caminho da escola no dia em que foi colhida, na ponte Eiffel, em Viana do Castelo. A mulher de Guilherme Emílio, apresentou-se perante as autoridades nessa mesma manhã. Na altura foi noticiado que a jovem atropelada ficou em estado grave.

Fontes ouvidas pelo CM indicam que “poderemos estar perante uma situação de disputa à liderança da autarquia” e de “guerras políticas”. Em causa o facto de se comentar, agora, que, no momento do acidente, “o carro seria conduzido por Guilherme Emílio”.

Ao CM a autarquia explicou: "O Presidente da Câmara não esteve envolvido em qualquer acidente, nem em Viana do Castelo nem em qualquer outro local e existem naturalmente provas que o comprovam. A tentativa de o associar ao caso assenta em mentiras e uma mera tentativa de ataque ao caráter do Presidente da Câmara. Sem prejuízo da confidencialidade do processo, importa esclarecer que o veículo pertencente à esfera privada da família do Presidente da Câmara foi referido no âmbito de um incidente rodoviário ocorrido em maio e que se encontra atualmente sob investigação pelo Ministério Público, em regime de segredo de justiça. A identidade do condutor é conhecida das autoridades, e a pessoa responsável prestou os devidos esclarecimentos legais", indicam.

E acrescenta a autarquia: "Lamentamos que, num momento em que o atual Presidente da Câmara se apresenta legitimamente como candidato às próximas eleições autárquicas, estejam a ser lançadas falsidades com o claro propósito de afetar a sua imagem pública. Este tipo de manobras insere-se num padrão de ataque político promovido por parte de alguma oposição, que, sem propostas construtivas para o concelho, recorre à exploração de casos sensíveis e à distorção de factos como forma de intervenção no debate democrático (...) Reiteramos que a verdade dos factos será apurada pelas entidades competentes, em quem confiamos plenamente", garantem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8