Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Casal emigrante morre intoxicado

Vítimas tinham aquecimento em casa, mas como regressavam amanhã à Alemanha resolveram não comprar gasóleo e aquecer-se com uma braseira.
25 de Novembro de 2013 às 22:02
Família Barreira (ao lado) ficou em choque com a morte, por intoxicação, de Maria de Fátima e José Neves
Família Barreira (ao lado) ficou em choque com a morte, por intoxicação, de Maria de Fátima e José Neves FOTO: Ana Borges Pinto

José Neves, de 76 anos, e a mulher, Maria de Fátima Neves, de 70, tinham tudo preparado para amanhã partirem, de Vinhais, em Trás-os-Montes, rumo à Alemanha, onde foram emigrantes e onde filhos e netos os esperavam para passarem o Natal. Mas foram atraiçoados pela morte silenciosa provocada pelo monóxido de carbono.

A queima do ar da braseira que tinham colocado no corredor, junto ao quarto, foi-lhes fatal.

"Desde quinta-feira que ninguém os via, nem atendiam o telefone. "No sábado, já estávamos a estranhar a ausência e, por volta das 19h00, fui até à casa deles. Saltei o portão e vi lá o carro na garagem, então chamei uma irmã e a GNR", contou Norberto Barreira, amigo das vítimas.

"Arrombámos as portas e deparámo-nos com a tragédia. Estavam já cadáveres, deitados na cama como que a dormir. Vimos a lata com brasas e percebemos a causa do sinistro", adiantou Norberto, bastante emocionado.

José e Maria de Fátima eram presença assídua na casa da família Barreira, que ontem se encontrava inconsolável. "Eles tinham aquecimento em casa, mas o gasóleo tinha acabado. Como iam para fora durante todo o inverno, penso que acharam por bem não abastecer a caldeira e aquecer-se com uma braseira. Foi um erro", explicou Domingos Barreira, tentando conter as lágrimas.

Ontem, na pacata vila de Vinhais, não se falava noutra coisa. O casal de emigrantes era muito querido por todos. "Fiquei chocado. Conhecia o Sr. José há 18 anos, ele sempre que passava aqui em frente apitava para me cumprimentar", disse Paulo Pires, funcionário numas bombas de gasolina. José e a mulher vão a enterrar amanhã, precisamente o dia que tinham escolhido para partir para a Alemanha.

José Neves Maria Neves emigrantes Alemanha Trás-os-Montes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)