page view

Cerca de 3.500 hectares de área ardida em São João da Pesqueira

Presidente da Câmara adianta que incêndios causaram cerca de dois milhões de euros de prejuízos.

23 de setembro de 2025 às 14:23

Cerca de 3.500 hectares de mato e culturas arderam em São João da Pesqueira, nos incêndios de agosto, com prejuízo de cerca de dois milhões de euros (ME), disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da Câmara.

"Em termos de área total, de mato e cultura, tivemos cerca de 3.500 hectares ardidos. Felizmente, não tivemos nenhuma habitação, nem estrutura agrícola ou industrial ardidas", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.

Manuel Cordeiro adiantou que, entre as "culturas mais ardidas" no concelho, estão "as macieiras, castanheiros, vinha e colmeias" e, "mais a sul do concelho", arderam alguns pastos "muitos fardos de palha".

"Também não registámos, felizmente, danos humanos ou em animais", destacou.

No que diz respeito a infraestruturas municipais, Manuel Cordeiro indicou que "não houve nenhuma infraestrutura em si, mas houve danos nas vias, desde sinalização ardida a pintura que derreteu e mesmo as bermas em algumas vias".

"Estamos a fazer um levantamento das vias com danos. E temos também uma rede de abastecimento de água, numa zona em que estava à superfície e que ardeu. Nós já arranjámos, mas foi prejuízo também, claro", enfatizou.

Num documento enviado à agência Lusa pelo autarca, é possível ver que da área ardida, foram registadas 191 candidaturas, de maioritariamente seis freguesias do concelho, com um total superior a 1.9 ME de "valor estimado de prejuízo".

Paredes da Beira foi a freguesia mais afetada, com 56 candidaturas apresentadas até ao dia 19 de setembro, num total de 900 mil euros de "prejuízo estimado", seguindo-se a freguesia de Trevões, com 45 candidaturas e prejuízos avaliados em mais de 300 mil euros.

Os dados, até 19 de setembro, mostram ainda candidaturas nas freguesias de Pereiros e Valongo dos Azeites, com prejuízos de cerca de 13 mil euros em cada uma, Riodades (cerca de 12 mil euros) e Várzea de Trevões (mais de sete mil euros). Há ainda "outras candidaturas" (45 no total) com um prejuízo global calculado superior a 400 mil euros.

"Ao dia de hoje, ao que sei, temos 17 agricultores que já receberam o apoio até os 10 mil euros", adiantou Manuel Cordeiro.

O fogo que chegou a São João da Pesqueira teve origem em dois incêndios -- um que deflagrou no dia 13 em Sátão, distrito de Viseu, e outro no dia 09 em Trancoso, distrito da Guarda, e que no dia 15 se tornou num só, afetando um total 11 municípios dos dois distritos.

Esse incêndio entrou em resolução pelas 22:00 do dia 17.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8