page view

Prova física do curso de Comandos leva cinco militares ao hospital

Três já tiveram alta este domingo, mas dois permanecem "sob observação".

30 de setembro de 2018 às 21:25

Cinco recrutas que realizaram a semana passada o "exercício psico-físico" do curso dos Comandos, na Figueira da Foz, foram esta sexta-feira hospitalizados no Hospital das Forças Armadas. 

O Correio da Manhã contactou Elisabete Silva, porta-voz do Exército, que confirmou a hospitalização destes cinco militares e explica que três já tiveram alta, este domingo, e já regressaram ao quartel. Os restantes dois mantém-se hospitalizados sob observação. 

A mesma fonte explica que em causa estão os valores de rabdomiólise muito elevados dos cinco militares, às 16h00 daquele dia, que levaram o Exército a hospitalizá-los como "medida de prevenção".

Os cinco recrutas que foram internados vão continuar na prova mediante os valores das análises que registarem no futuro.

Esta condição, rabdomiólise, é frequentemente associada aos atletas e caracteriza-se por ser um "síndrome clínico-laboratorial que decorre da lise das células musculares esqueléticas, com a libertação de substâncias intracelulares para a circulação", segundo explica a revista científica publicada pela Ordem dos Médicos, 'Acta Médica Portuguesa'. Ou seja, deve-se a uma lesão muscular provocada pelo intenso esforço físico.

A antiga "Prova Zero", denominada agora de "exercício psico-físico", sofreu alterações desde 2016 quando dois recrutas morreram na sequência da prova. Atualmente é feito um acompanhamento médico diário aos recrutas.

Dylan da Silva e Hugo Abreu, à data dos factos ambos com 20 anos, morreram e outros dois recrutas sofreram lesões graves e tiveram de ser internados durante a denominada 'prova zero' (primeira prova do curso de Comandos) do 127.º curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, distrito de Setúbal, a 4 de setembro de 2016.

Os 19 responsáveis militares pelo sucedido encontram-se m fase de julgamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8