page view

Cinco reclusos têm tuberculose

Reclusos doentes na cadeia de Custoias, onde também há 40 presos com sarna.

16 de fevereiro de 2015 às 22:02

A perda repentina de peso levou um recluso a ir ao médico quando, na época de Natal, saiu da cadeia de Custoias, Matosinhos, em precária. Os exames revelaram que tinha tuberculose. "Só um mês depois o recluso foi transferido para o Hospital Prisional de Caxias com outro detido. Uma semana depois, outros três reclusos foram transferidos por suspeitas de presença do bacilo", revelou ao CM Jorge Alves, do Sindicato do Corpo da Guarda Prisional.

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) desmente ao CM "qualquer surto de tuberculose no Estabelecimento Prisional do Porto". Mas confirma que três reclusos foram, na semana passada, fazer a despistagem. "A Direção-Geral não fez testes a quem esteve em contacto com estes reclusos desde o primeiro caso", disse o sindicalista.

Jorge Alves garante que cerca de 40 reclusos apresentaram sintomas de sarna, em Custoias, e que há casos noutras cadeias. A DGRSP confirma que "duas situações diagnosticadas se encontram clinicamente controladas" no Estabelecimento Prisional de Setúbal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8