Pretendia-se melhorar o sistema de drenagem, colocar um novo pavimento e substituir os sistemas de iluminação, ventilação e a rede de combate a incêndios.
A circulação automóvel no Túnel do Grilo, que liga Odivelas e Loures, decorre a partir desta quinta-feira à noite sem condicionamentos após obras de reabilitação e modernização, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
Segundo indicou esta quinta-feira a IP, alguns troços nas imediações do Túnel do Grilo, no distrito de Lisboa, poderão ainda estar sujeitos a limitações de velocidade para finalização de intervenções.
Os trabalhos, que decorreram durante o período noturno, com cortes de trânsito entre as 22h00 e as 06h00, tinham sido prolongados até esta sexta-feira devido ao apagão registado na Península Ibérica em 28 de abril.
As obras no Túnel do Grilo, orçadas em 14 milhões de euros, tiveram início em 08 de julho de 2024, com uma duração prevista de nove meses, para melhorar o sistema de drenagem, colocar um novo pavimento e substituir os sistemas de iluminação, ventilação e a rede de combate a incêndios.
Foram ainda colocados no túnel sistemas de deteção de matérias perigosas, controlo de velocidade (radares), contagem e classificação de veículos e videomonitorização.
Em 21 de abril, a IP repôs a circulação nas quatro vias da galeria do sentido Sacavém/Algés e, em 30 de abril, ficaram também disponíveis as quatro vias na galeria do sentido oposto, Algés/Sacavém, durante o dia.
Desde então mantinham-se "alguns condicionamentos no período noturno", quando decorriam trabalhos no interior das galerias.
O Túnel do Grilo foi inaugurado em 1998 e localiza-se no lanço Olival Basto/Sacavém do IC17/CRIL, tendo atualmente um tráfego médio diário superior a 115 mil veículos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.