Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Claque processa PSP agressores

Juventude Leonina denuncia brutalidade policial "excessiva".
Miguel Curado 21 de Maio de 2016 às 09:17
Vídeo de 8 minutos divulgado pela claque leonina mostra polícia a agredir à bastonada
Vídeo de 8 minutos divulgado pela claque leonina mostra polícia a agredir à bastonada FOTO: DR
A claque do Sporting Juventude Leonina vai apresentar uma queixa- -crime no Ministério Público contra agentes de uma Equipa de Intervenção Rápida da PSP que foram filmados a espancar à bastonada pelo menos um membro daquele grupo organizado de adeptos, no domingo passado, junto ao Estádio de Alvalade, em Lisboa.

Além da denúncia, que vai entrar na próxima semana no Departamento de Investigação e Ação Penal, a direção da claque prepara uma exposição à Inspeção-Geral da Administração Interna, organismo dependente do Ministério da Administração Interna.

Ao que o CM apurou, os adeptos sportinguistas consideram-se alvo de brutalidade policial "desnecessária e excessiva". O vídeo de 8 minutos que retrata as agressões, filmado por uma câmara instalada na sede da claque, mostra ‘Mustafá’, um dos líderes da Juve Leo, a conversar com os agentes. O grupo de adeptos diz que estava a mostrar-se disponível para abandonar o local, quando as agressões começaram.

De momento, a Juventude Leonina está a realizar, com apoio de advogados, o levantamento dos ferimentos sofridos pelos adeptos que terão sido agredidos pela PSP na madrugada de 2ª feira, bem como a tentar apurar a identidade dos polícias agressores. Ao que o CM apurou, outro processo relativo a agressões a adeptos do Sporting está em fase de inquérito. A queixa foi apresentada por membros da claque Diretivo XXI contra a PSP.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)