Vítor 'Catão' está a ser julgado por recrutar 11 jogadores ilegais para o São Pedro da Cova. Treinador também é arguido
Vítor 'Catão' - conhecido adepto portista - negou esta segunda-feira em tribunal ter recrutado jogadores ilegais para o São Pedro da Cova, um clube de Gondomar, onde foi diretor desportivo. Os factos remontam à época 2018/2019 e diz o Ministério Público, que 'Catão' e Armando Santos, que era treinador, permitiram a entrada dos atletas. Dormiam em beliches, num espaço improvisado no estádio do São Pedro da Cova e ganhavam entre 150 a 300 euros.
O primeiro a prestar declarações foi o antigo treinador, que negou ter cometido qualquer crime. "Eu não posso ter nada a ver com isso, eu era apenas o treinador do plantel. A minha função era só treinar, não tinha nada a ver com o resto”, explicou Armando, dando conta de que começou a ser contactado para receber jogadores. “A equipa lutava sempre para não baixar de divisão, a equipa era muito, muito fraca. Quando entrei não aproveitamos nenhum atleta. Depois nas redes sociais quando eu anunciei que ia ser treinador comecei a ser contactado. Diziam ‘olha tenho aqui este ou outro atleta’, e eu dizia para contactarem o presidente", alegou,
Já sobre as condições em que os jovens viviam, o antigo treinador descreveu que dormiam no estádio, num espaço amplo, onde existiam beliches. Não tinham salário fixo. “Uns ganhavam 50 euros, 100 euros. Mas isso não era fixo. Se corria bem o senhor Orlando [presidente à data dos factos] dava 50 euros para comprar um creme, um desodorizante. Também para cortar o cabelo. Mas isso não era sempre, não era um dinheiro certo”, afirmou, tendo dado conta de que não se recebe nessas divisões.
Um dos juízes contrariou depois estas declarações do ex-treinador e confrontou-o com o facto dos jogadores receberem ajudas de custo. "Acha que não se recebe? Recebe-se e bem. Sabe como se chama? Ajudas de custos. E na Liga Pro do Porto ganha-se mais do que em alguns clubes do Campeonato de Portugal”, alegou o magistrado.
Também Vítor 'Catão' - que foi condenado a três anos e três meses na operação 'Pretoriano' - negou os crimes. "Há dois clubes que eu amava muito: o FC Porto e o São Pedro da Cova. Com o FC Porto já foi o que foi e com o São Pedro da Cova está a ser agora. Eu não tenho nada a ver com isto. Nunca roubei e nem nunca deixei roubar e por isso é que eu sou uma vítima no mundo do futebol", afirmou Vítor 'Catão', que foi julgado na operação 'Pretoriano' e condenado a 3 anos e 3 meses de pena suspensa.
O antigo diretor desportivo do São Pedro da Cova - clube que estava na Divisão Elite Pro-Nacional - alegou que era o então presidente e o secretário que inscreviam os jogadores na Associação de Futebol do Porto. "Eu era apenas um homem que ajudava no campo, quando era preciso ir a uma piscina eu ia, quando era preciso ir a um pavilhão também ia, falava também com os jogadores”, alegou 'Catão', que diz que não mexia com "papéis".
Já sobre o local onde os atletas, de nacionalidade brasileira, viviam, 'Catão' tentou alegar que era um local com boas condições. "Os jogadores dormiam no São Pedro da Cova, no estádio. Era uma sala com 3,90 metros de altura, com janelas e luz direta, tinha uma porta e alcatifa. Tinha divisórias, mas só dormiam duas pessoas em casa divisão. Um jogador até me disse que preferia dormir antes ali do que no Brasil, que lá dormia num tapete”, contou.
Confrontado com uma entrevista, onde falava dos seus feitos no São Pedro da Cova, o conhecido adepto alegou que apenas se quis "gabar e dar a ideia de "menino bonito". Alegou ainda que a sua assinatura foi falsificada num contrato que envolvia um jogador. "Esta assinatura é falsa, além de ser falsa eu nunca vi este contrato", disse.
O ex-diretor alegou ainda que os atletas não tinham salário. "Tinha um jogador que pedia dinheiro por vezes para carregar o telemóvel, para comprar uns iogurtes, para cortar o cabelo, que ele era muito vaidoso. Outros jogadores também pediam e eu dizia ao presidente. Era para carregar telemóveis ou dinheiro para umas frutas", afirmou.
Neste processo estão em causa 11 crimes de auxílio à migração ilegal e outros 11 crimes de angariação à imigração ilegal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.