page view

Desvia 17 mil euros da Área Metropolitana do Porto

Acrescentou valores ao seu vencimento mensal e fez transferências bancárias em nome de uma superior hierárquica.

17 de março de 2018 às 09:36

Entre setembro de 2014 e maio de 2015, um antigo funcionário do setor financeiro e contabilístico da Área Metropolitana do Porto (AMP), desviou da entidade pública mais de 17 mil €. O arguido, que começa a ser julgado no Tribunal de S. João Novo, Porto, na segunda-feira, manipulou o sistema informático, ao qual tinha acesso, e acrescentou valores ao seu vencimento mensal.

De acordo com o processo, consultado pelo CM, o arguido, que exerce funções desde outubro na secretaria-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, alterou autorizações de pagamentos a fornecedores e editou transferências interbancárias, desviando dinheiro para a conta do seu pai ou para a sua, colocando como credor o nome da sua superior hierárquica, sem o conhecimento desta.

O arguido, que está acusado de peculato e falsidade informática, atuou à revelia da AMP, que o contratou em maio de 2014, depois de ter exercido funções na Câmara do Porto. Aproveitou-se das suas tarefas diárias de elaboração, emissão e submissão a superiores do pedido de autorização de despesas e transferências eletrónicas entre bancos. "Decidiu que iria apoderar-se do dinheiro pertencente a esta entidade, o que iria fazer pelo máximo de tempo possível e sempre que conseguisse", lê-se na acusação do Ministério Público. A AMP agiu disciplinarmente contra o arguido e este foi, em 2015, suspenso durante 90 dias.

A AMP pede uma indemnização de 19 469 €. O arguido contesta este pedido, uma vez que garante que já está a repor o valor indevidamente adquirido, com descontos mensais de 303 euros do seu vencimento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8