page view

Detido em Olhão antigo Diretor-Geral do Centro Cultural Óscar Niemeyer por esquema financeiro ilegal

Homem de 55 anos foi considerado pelo Tribunal Supremo espanhol a figura central num esquema de ilícitos financeiros conhecido como "Caso Niemeyer".

11 de dezembro de 2025 às 09:49
A carregar o vídeo ...

Detido em Olhão antigo Diretor-Geral do Centro Cultural Óscar Niemeyer por esquema financeiro ilegal

O antigo Diretor-Geral do Centro Cultural Internacional Óscar Niemeyer, sediado em Avilés, Epanha, foi detido em Olhão, a 4 de dezembro, numa colaboração entre a Diretoria do Sul da Polícia Judiciária e a Guardia Civil espanhola, para cumprir uma pena de prisão de 8 anos por peculato e falsificação relacionados com a má gestão da instituição..

O homem de 55 anos foi considerado pelo Tribunal Supremo espanhol a figura central num esquema de ilícitos financeiros conhecido como "Caso Niemeyer".

Já estava emitido um mandado de detenção europeu e um internacional, com difusão de alerta vermelho da Interpol, referente ao cidadão estrangeiro, que estava em fuga desde o final de 2023, indica a Pj em comunicado divulgado esta quinta-feira.

O tribunal deu como provado que o agora detido desviou fundos do Centro Cultural Internacional Óscar Niemeyer para benefício próprio, da família e amigos. Para desviar os fundos, o homem recorria à emissão e utilização de documentos falsos, para fazer parecer que os desvios eram legais. 

Depois da detenção, o homem foi presente ao Tribunal da Relação de Évora e aguarda agora o ulterior processo de extradição. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8