page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Detido suspeito de pegar fogo para renovar pastos em Figueira de Castelo Rodrigo

Homem de 58 anos ateou incêndio com recurso a chama direta. Incêndio colocou em perigo habitações, referiram as autoridades.

21 de outubro de 2025 às 10:41

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de um incêndio florestal ocorrido este mês, em Vilar de Amargo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda.

"O detido, de 58 anos, terá ateado o incêndio com recurso a chama direta, em formações vegetais espontâneas de silvas, pretendendo a limpeza de terrenos e renovação de pastos, em condições meteorológicas propicias à sua propagação, sendo o risco de incêndio muito elevado (IPMA)", refere a PJ em comunicado enviado à agência Lusa.

A detenção ocorreu na segunda-feira por elementos do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, em "estreita colaboração" com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural -- Centro Interior (GNR, ICNF e PJ).

Segundo as autoridades, o incêndio colocou em perigo "uma vasta mancha florestal, uma área de pastagem e área agrícola, bem como bens de valor elevado (armazéns e habitações)" em Vilar Amargo.

"A ação criminosa em causa só não assolou uma área maior por ter sido atempadamente detetado e combatido imediatamente por populares e pelo Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais", acrescenta a Judiciária.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coação.

O inquérito é titulado pelo Ministério Público da Guarda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8