Impunha punições por mau comportamento na escola Dr. Azevedo Neves, na Amadora.
1 / 5
José Biscaia, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, na Amadora, obrigava os alunos a tomarem duches frios de 15 a 20 minutos, por vezes no inverno, quando considerava o comportamento dos jovens inadequado. O caso motivou queixas de pais e está a ser investigado pelo Ministério Público, tendo sido já ouvidas diversas testemunhas. Um aluno de 13 anos, que frequenta o 6º ano, contou ao CM sobre o castigo de que foi alvo.
"Estava numa aula, respondi mal ao professor e ele disse que eu tinha de ir à direção. Cheguei lá e o diretor disse que não se responde mal ao professor e que era para eu ir tomar banho. Eu perguntei porquê e ele disse que ele é que mandava", contou o aluno, prosseguindo: "Fui para o balneário, e o contínuo disse para entrar para o duche. Tinha de estar nu e tomei banho de água fria cerca de 15/20 minutos. Depois saí e fui ter com o diretor. Ele perguntou se o banho foi bom e eu respondi ‘óbvio que não’".
O estudante diz conhecer mais dois alunos alvo do mesmo castigo e garante que depois da punição se sentiu "mal". "Às vezes não me apetecia ir à escola", confessou. O estudante acabou por reprovar o ano. O encarregado de educação confirma que o aluno ficou afetado: "Desde o castigo ficou magoado e com medo de ir à escola. Até hoje anda assim em baixo por causa destas coisas. Afetou-o muito, não estava a contar com isto".
O responsável da escola já foi afastado pelo Ministério da Educação, na sequência de um processo disciplinar motivado por queixas de professores devido a irregularidades na gestão do agrupamento. Os castigos com duches frios aos alunos não terão sido analisados no âmbito do processo disciplinar instaurado pela Inspeção-Geral da Educação. No dia 4 de julho tomou posse uma comissão administrativa provisória que vai preparar a eleição da nova direção. O CM tentou, sem sucesso, contactar José Biscaia.
Funcionário confirma "oito ou dez alunos"
Um funcionário da escola, que solicitou anonimato, confirmou ao CM as punições aplicadas aos alunos, nas quais colaborava por ordem do diretor José Biscaia. O assistente operacional confirma que já foi ouvido pelo Ministério Público. "Fui ouvido no Tribunal da Amadora. Fui chamado porque houve pais que fizeram queixa do diretor, por este dar banhos de água fria aos alunos que se portavam mal. Eu, como funcionário, fui lá depor porque fornecia as toalhas que me eram solicitadas", contou ao CM, acrescentando: "Eu ficava ali um bocadinho no balneário com eles quando o diretor se ausentava. Ficava ali mais cinco ou 10 minutos, para ver se eles não se iam embora ou paravam de tomar banho". O assistente diz ter conhecimento de castigos aplicados a "oito ou dez alunos", rapazes e raparigas. "Não era o mais correto, mas tinha de cumprir as ordens. Ele era o diretor", referiu.
Estudante ficou gelado
O encarregado de educação ouvido pelo CM diz que no dia do castigo, ocorrido em março deste ano, o estudante chegou a casa completamente gelado. "Ainda pensei ir com ele para o hospital, mas depois tomou um banho de água morna e ficou melhor", disse.
Não fez queixa
O encarregado de educação admite que não foi à escola apresentar queixa. "Não tinha ninguém que me apoiasse", afirmou ao CM. A população escolar é formada maioritariamente por estudantes de famílias carenciadas de origem africana.
Docentes denunciam
Diversas queixas apresentadas por professores, devido a irregularidades na gestão, estiveram na origem do processo disciplinar aplicado ao diretor que ditou a sua suspensão.
Docentes temem influência na gestão
Apesar de ter sido afastado pelo ministério, na escola muitos professores temem que Biscaia volte a influenciar a gestão do estabelecimento de ensino, apoiando um candidato à próxima direção.
Escola dedicada a cursos de áreas profissionalizantes
A escola Dr. Azevedo Neves está sobretudo dedicada a cursos de áreas profissionalizantes. A população escolar é oriunda em especial de famílias carenciadas de origem africana. José Biscaia enalteceu várias vezes a qualidade da escola que liderou durante mais de 20 anos. O agrupamento tem cerca de 1300 alunos. Só a escola secundária tem entre 800 a 900 estudantes.
Responsável teve de devolver dinheiro
O diretor José Biscaia foi condenado a devolver dinheiro aos cofres do Estado, na sequência do processo disciplinar que resultou no afastamento do cargo. O valor em causa é reduzido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.