page view

Doam aquecedores a escola para alunos não passarem frio

Pais dizem que questão fica minimizada, mas carece de solução.

28 de janeiro de 2016 às 13:43

Dez empresas responderam, segunda-feira, aos apelos de pais e alunos e doaram oito aquecedores à escola EB1,2 de Vila Praia de Âncora. O problema do frio nas salas de aula levou a associação de pais e encarregados de educação dos estabelecimentos de ensino do Vale do Âncora (APEVA) a pedir apoio para resolver um problema que se arrasta há anos."Em termos económicos, não seria fácil para nós, mas as queixas eram cada vez mais. Por isso, recorremos às empresas, que se mostraram solidárias", disse ao CM José Valdemar, presidente da associação.

A escola pertence ao agrupamento Sidónio Pais, cuja sede tem a mesma falha. "Numa reunião da turma do meu filho, achei estranho, porque até os professores disseram não ter condições para dar aulas", partilhou Ari Jesus, pai de Rodrigo, de 11 anos.A diretora do agrupamento, Maria Esteves, também tem recebido as reclamações, remetendo-as para o Ministério da Educação. "Dizem-nos que as escolas do Litoral não são prioritárias porque a área geográfica não é considerada de temperaturas adversas", relatou a professora.

A mesma resposta é dada aos encarregados de educação, que acham "surpreendente por se tratar de uma zona na costa litoral norte, que tem um clima húmido e frio", explicou Joaquim Vieira, da associação de pais. Estas são, no entanto, as únicas escolas da zona em que não foi colocado aquecimento central.

Contactado pelo CM, o Ministério da Educação garantiu que "a situação está a ser analisada pelos serviços da Direção Regional de Educação do Norte, com vista à solução". Os oito radiadores a óleo colocados esta semana na escola "vão ajudar a minimizar o problema, que continuará a carecer de uma melhor solução", concluiu o presidente da APEVA.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8