page view

Dois argelinos em fuga do aeroporto de Lisboa

Fugitivos vinham num voo proveniente de Casablanca.

12 de janeiro de 2017 às 18:04

Dois argelinos em fuga do aeroporto de Lisboa

Dois homens argelinos fugiram do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, durante a tarde desta quinta-feira. Outros três já foram presos pela PSP.

Os fugitivos vinham num voo que tinha partido de Casablanca, em Marrocos, mas que fez escala em Lisboa antes de partir para Argel, na Argélia.

Os quatro homens e a mulher chegaram a Lisboa cerca das 14h00 e estavam a tentar entrar legalmente em Portugal. Como não tinham vistos de entrada no espaço Schengen, ficaram retidos na zona internacional do aeroporto, até serem reencaminhados de volta para a Argélia, que aconteceu por volta das 16h30.

"Foi quando estavam já na pista, a embarcar para o avião, na presença de elmentos da PSP e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que dois deles fugiram", explica o comunicado da PSP.

Segundo apurou o Correio da Manhã, a entrada no avião não foi feita numa manga do aeroporto. Os passageiros foram transportados de autocarro, com escolta policial, até à aeronave e quando as portas do autocarro abriram colocaram-se em fuga e já estão fora dos limites do aeroporto.

A proximidade da vedação de segurança do aeroporto, que naquela zona, junto ao terminal 2, dá para a Segunda Circular, proporcionou-lhes a oportunidade para escaparem. Saltaram a vedação, enquanto os outros três companheiros ficaram para trás.

A PSP procura desde então os dois argelinos que continuam em fuga. Equipas da PSP estão a patrulhar a zona da Segunda Circular à procura dos indivíduos.

O Ministério da Administração Interna afirmou este é mais um caso de tentativa de imigração ilegal e adiantou ainda que A Polícia de Segurança Pública (PSP) e o serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) estão a investigar o caso.

Esta não é a primeira vez que são registados casos de fuga no aeroporto de Lisboa.

Em outubro de 2016, o SEF e a PSP impediram a fuga de três passageiros chegados ao aeroporto de Lisboa num voo proveniente de Marrocos, numa ação que levou à detenção de seis cidadãos do norte de África que viajavam num voo oriundo de Casablanca, em Marrocos, com destino a Argel, capital da Argélia, com escala em Lisboa.

Em setembro, um cidadão de nacionalidade argelina, que fazia a viagem entre a Argélia e Casablanca saiu ilegalmente do aeroporto de Lisboa.

No final de julho, quatro homens foram detidos pela PSP no aeroporto de Lisboa por violação das regras de segurança, ao terem tentado fugir ao controlo de passaportes e "numa zona restrita", mais concretamente na pista de aterragem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8