Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Embarcação levava 1300 quilos de haxixe

Unidade de Controlo Costeiro detetou um barco com movimentações suspeitas perto da foz do Guadiana.
Tiago Griff 5 de Fevereiro de 2016 às 18:27
Droga, dividida em 41 fardos, foi encontrada a bordo da embarcação pelos militares da UCC  da GNR, na Foz do rio Guadiana, em Vila Real de Santo António
Droga, dividida em 41 fardos, foi encontrada a bordo da embarcação pelos militares da UCC da GNR, na Foz do rio Guadiana, em Vila Real de Santo António FOTO: DR
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu mais de uma tonelada de haxixe que seguia a bordo de uma embarcação, perto da foz do rio Guadiana, em Vila Real de Santo António. Os tripulantes conseguiram fugir a nado. No decorrer da mesma operação, as autoridades espanholas apanharam ainda outro barco, com 300 quilos da mesma droga a bordo.

Eram perto das 22h00 desta quarta-feira quando o sistema de vigilância da UCC detetou uma embarcação a 2 milhas da costa, a navegar em direção a Vila Real de Santo António, com movimentações suspeitas e com as luzes apagadas. A patrulha marítima deslocou-se ao local, mas, quando chegaram, os dois tripulantes já tinham fugido para a margem espanhola da foz do Guadiana.

"Foram encontrados, no convés do barco, 41 fardos de haxixe - cerca de 1300 quilos - sem sequer estarem escondidos", explicou ao CM o capitão Bruno Cordeiro, da UCC.

Uma segunda embarcação fugiu em direção a Espanha e foi encontrada, já pelas autoridades daquele país, em terra, na ilha Canela, com nove fardos (300 quilos) de haxixe no interior. Estes tripulantes também fugiram, escondendo-se na vegetação para iludir a polícia.

As autoridades portuguesas e espanholas apreenderam um total de 1600 quilos de haxixe. As embarcações não estavam registadas e não se conhece, para já, a sua origem. Ao final do dia desta quinta-feira os suspeitos ainda não tinham sido encontrados.

embarcação haxixe GNR AlgarveControlo Costeiro Guadiana rioVila Real de Santo António
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)