page view

Engenheiro cobrava mil euros para dar licenças

Engenheiro da secção de Obras da autarquia de Olhão detido pela PJ.

11 de janeiro de 2018 às 09:07

Cobrava 1000 euros por cada licença para obras que passava ou por fazer avançar os processos de licenciamento mais rapidamente. O homem, de 65 anos, engenheiro e técnico superior na secção de Obras Particulares da câmara de Olhão, foi detido esta quarta-feira pela Polícia Judiciária, por crimes de corrupção passiva. Dois outros homens foram constituídos arguidos.

A detenção aconteceu logo pela manhã, altura em que os homens da Diretoria do Sul da PJ avançaram para duas buscas: na casa do suspeito e no edifício da autarquia. Foram apreendidos computadores pessoais e o de serviço que o técnico utilizava na câmara.

As autoridades estão a investigar perto de uma dezena de situações suspeitas, em que o funcionário municipal participou. Os outros dois homens constituídos arguidos são um inglês e um advogado português que não tem escritório no Algarve. Terão pago ao detido para facilitar processos de licenciamento de obras.

O CM sabe que a investigação partiu de uma denúncia anónima, mas estará ligada a outro caso, que envolveu duas outras funcionárias da mesma autarquia. As fiscais municipais Ana Oliveira e Helena Gaspar foram detidas em 2016 por suspeitas de corrupção e peculato e depois condenadas a três anos com penas suspensas por terem aceitado dinheiro para não ser passada uma contraordenação pela construção de um armazém. Nenhuma das funcionárias está em funções na autarquia olhanense. O segundo processo está em segredo de justiça.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8