page view

Erro impede docentes de receber subsídios

Segurança Social exige devolução de prestações sociais.

29 de julho de 2015 às 08:01

Mais de uma centena de professores contratados para as atividades de enriquecimento curricular (AEC) no concelho de Braga estão a ser notificados para devolver à Segurança Social milhares de euros de subsídios de desemprego pagos indevidamente. Tudo porque os Recursos Humanos da autarquia deram informações erradas sobre as remunerações pagas entre 2011 e 2013. Os professores estão revoltados, dizem que o que está errado é a forma de cálculo, que os impede de receber qualquer prestação social enquanto estiverem a contrato. A situação pode chegar a professores em todo o País.

"Foi um erro dos serviços camarários que eu, agora desempregada e com filhos, não tenho como pagar." O desabafo é de Sónia Fernandes, docente de 40 anos que viu a Segurança Social exigir-lhe a devolução de sete mil euros.

O presidente da autarquia, Ricardo Rio, assumiu o erro, que herdou do anterior Executivo, e garante que está a trabalhar para ajudar os professores. "Temos estado a trabalhar no sentido de prestar todo o apoio a estes docentes e até já estamos a negociar um possível perdão da dívida com o Ministério da Segurança Social", diz o autarca.

Enquanto isso não acontece, os docentes, desesperados, já ponderam avançar para tribunal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8